animais
Categorias: Variedades

Amigo fiel: o vínculo entre humanos e animais de estimação

Ter animais de estimação é uma prática muito comum entre os seres humanos no mundo todo. Aliás, os animais não são apenas uma boa companhia para os humanos, mas também fonte de sustento e ajudam até mesmo no cumprimento de várias funções.

A produção animal, a exemplo do leite, da carne e dos ovos, é essencial para a sobrevivência do ser humano. Algumas profissões também precisam deles para melhorar seu desempenho, como no caso dos policiais.

Antes dos veículos automotivos, os cavalos ajudavam na locomoção das pessoas, aliás, até hoje, em algumas regiões eles continuam cumprindo essa mesma função.

Ao parar para pensar, fica claro o quanto os animais são importantes para a vida dos seres humanos, e o simples fato de existirem já traz mais qualidade de vida, uma vez que fazem parte do ecossistema.

A domesticação começou por motivos utilitários, mas isso acabou gerando uma relação de amor entre o homem e seus animais domésticos.

Para entender como tudo isso aconteceu, este artigo vai mostrar a importância dos animais para o ser humano, os benefícios que eles trazem, benefícios que oferecem para a saúde e quais são as melhores práticas para cuidar deles.

Importância dos animais para o ser humano

Interagir com os animais é muito importante para os seres humanos porque a presença deles reduz a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Também ajudam o organismo a liberar endorfina e ocitocina, hormônios relacionados ao prazer.

Ter apego a um animal de estimação traz muitas melhorias emocionais, como a redução da ansiedade. Acariciá-los ou brincar com eles ajuda a eliminar a tristeza e traz uma animação imediata.

A domesticação evoluiu tanto que, hoje em dia, existem lugares especiais para os cães, como no caso dos hotéis caninos.

Também trazem muitas melhorias para a saúde física, pois os tutores estão mais propensos a fazer atividades, o que reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O ronronar dos gatos é uma maneira de se comunicar com os tutores, e apesar de fazerem isso em momentos de amizade e carinho, eles também o fazem quando estão com alguma dor ou incômodo.

Estudos já comprovaram que a frequência sonora do ronronar felino é como uma terapia para quem esteja com animal. Ele consegue diminuir o estresse e a ansiedade, além de reduzir riscos de doenças cardiovasculares nos humanos.

Para as crianças, conviver com os animais de estimação desde o primeiro ano de vida também benéfico, sendo uma forma de reduzir infecções respiratórias e otites, uma vez que os pets estimulam o sistema imunológico.

Os pequenos também conseguem desenvolver melhor a autoestima e o senso de responsabilidade quando ajudam a cuidar dos animais de estimação.

Benefícios dos animais de estimação

Ter um pet exige responsabilidade, por exemplo, ao escolher uma boa clínica veterinária para cuidar da saúde dele. Mas todo esse cuidado e dedicação se reverte em benefícios para os tutores e para os próprios animais.

De acordo com psicólogos, as maiores vantagens são para o bem-estar, e entre as principais estão:

  • Elimina a solidão;
  • Restaura o amor próprio;
  • Reduz estresse e depressão;
  • Traz mais motivação;
  • Desenvolve senso de responsabilidade;
  • Traz mais felicidade.

Os animais de estimação eliminam a solidão de qualquer pessoa, e além de serem ótimas companhias, trazem sensação de segurança e afeto.

Eles estimulam o sistema límbico do cérebro, responsável pelas emoções, por isso, fazem com que o doutor tenha uma outra forma de lidar consigo, desenvolvendo o amor próprio.

Existe uma relação de carinho e afeto com eles, o que reduz estados depressivos, de ansiedade e estresse. Para se ter uma ideia, dedicar uma parte do dia aos cuidados com animais de estimação é como se fosse um tratamento à base de remédios.

Em uma clínica oftalmologista veterinário 24 horas, o tutor pode conversar com outras pessoas que tenham animais de estimação e com isso aumentar sua convivência social.

Além do mais, criar uma rotina de levar para passear, fazer jogos recreativos, entre outras atividades torna a vida mais prazerosa e menos reclusa.

O senso de responsabilidade melhora, uma vez que é necessário criar uma rotina de cuidados que envolve a alimentação, higiene, passeios e cuidados com a saúde, algo fundamental para combater a depressão.

A relação de cuidado do dono para com seu animal e a dependência deste para com seu tutor gera uma relação de afeto que aumenta os níveis de serotonina e dopamina, substâncias que ajudam a diminuir a depressão.

Benefícios para a saúde

O maior benefício de um animal de estimação para a saúde humana é a redução do estresse. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Nova York, os animais ajudam a combater o estresse.

Ter um companheiro que depende dos cuidados de seu dono, como ir a um veterinário para fazer eletrocardiograma cachorro, entre outros cuidados importantes com a saúde ajuda a diminuir a depressão nas pessoas.

Eles diminuem a sensação de solidão e ansiedade, visto que o ser humano, na companhia de um animal, produz hormônios como prolactina, ocitocina e serotonina que melhoram o humor.

Algumas pessoas acreditam que os animais podem provocar alergias nas crianças, mas a verdade é que eles reduzem os riscos dessas doenças.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison, as chances de uma criança desenvolver esse tipo de problema são 33% menores se conviver com um pet, pois o sistema imunológico se fortalece.

Cães também são muito úteis na detecção de câncer em várias regiões do corpo, como pele, colo, ovário, pulmão, mama e bexiga, por farejarem constantemente o local que possa ser afetado pela doença.

Já existem até mesmo animais treinados para esse tipo de descoberta, tendo em vista que a precisão deles está entre 80% e 90%.

Uma pessoa que caminha até um laboratório veterinário popular com seu cão passará a praticar mais atividades físicas, e com isso conseguirá manter a saúde do corpo e a boa forma física.

Melhores práticas de cuidado

Para aproveitar todos os benefícios que os animais domésticos oferecem, é fundamental saber cuidar bem deles.

Uma das coisas mais importantes é manter a higiene em dia, pois cuidar de cães e gatos está além de apenas oferecer água e comida. Os banhos podem acontecer logo após um mês de vida, usando shampoos e sabonetes específicos.

Eles precisam aproveitar os dias ensolarados para passear, pois além de trazer um momento de descontração, é uma forma de garantir que tenham contato com outros animais da mesma espécie.

Eles precisam ser estimulados constantemente, e a melhor forma de fazer isso é disponibilizar brinquedos, como bolinhas, arranhadores e ratinhos.

Depois de passar por uma rotina de exames laboratoriais para cachorro, o animal pode relaxar com uma simples garrafa pet, pois eles gostam muito de correr atrás e do som que o objeto produz quando é arrastado.

Por último, é fundamental dedicar um momento do dia para interagir com os animais, pois quando eles se sentem solitários, acabam perdendo o apetite e apresentam sintomas de depressão.

Cuidados necessários em casa

Quem cuida de animais dentro de casa precisa se atentar a alguns cuidados necessários. Um deles é garantir que o ambiente esteja sempre limpo e adequado, tendo em vista que os pets possuem um cheiro natural diferente.

Além disso, muitos desses pets soltam pelos. A queda de pelos é natural em algumas espécies, mas se estiver muito intensa, é interessante procurar um hospital veterinário cães e gatos 24h para saber o que está acontecendo.

O ideal é ter um canto exclusivo para guardar os pertences do animal, além de um espaço adequado para que ele possa descansar e dormir.

Isso ajuda a manter a casa sempre limpa e arrumada, uma vez que ele saberá onde deve ir quando quiser descansar ou buscar seus brinquedos.

Os hábitos de higiene são importantes tanto para o pet quanto para os moradores da casa. Entre os principais hábitos estão os banhos regulares, de acordo com a pelagem e a saúde do animal, além de limpeza das patinhas depois dos passeios.

Os tutores devem saber onde marcar cirurgia hérnia de disco cachorro, caso o animal tenha esse problema, para que possam procurar ajuda específica com rapidez.

Para evitar qualquer tipo de acidente, deve-se observar os riscos dentro de casa, como plantas e alimentos tóxicos, além de guardar produtos de limpeza em locais onde eles não podem ter acesso.

Quem mora em apartamento deve telar janelas e varandas para evitar acidentes envolvendo quedas ou fugas.

Considerações finais

Os animais de estimação são os melhores amigos do homem, e trazem diversos benefícios para a saúde e o bem-estar.

São importantes porque ajudam a combater doenças como depressão, ansiedade, estresse, além de reduzir os riscos de problemas cardíacos.

Eles trazem mais alegria para o dia a dia e são a companhia perfeita para pessoas de qualquer idade e classe social.

Para aproveitar a companhia do pet, é fundamental saber cuidar muito bem dele, assim, a convivência será agradável e saudável para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.