Casamentos temáticos são cerimônias que fogem do tradicional e não se assemelham, em nada, àquilo com que as pessoas estão acostumadas. Nesse tipo de união, os noivos escolhem um tema para fazer o casamento.
Esse tema pode ser um hobby, um filme, uma frase, uma época do ano, entre outros que estejam relacionados à história do casal, trazendo mais criatividade para o casamento.
São festas super personalizadas, e todo o evento é construído em cima de determinado tema. Pode parecer que não, mas, neste universo, é perfeitamente possível organizar esse tipo de casório.
Existem vários estilos de casamento e ninguém é obrigado a seguir os padrões para celebrar a união. O que realmente importa é encontrar uma temática que esteja de acordo com os noivos e que aumente a empolgação para o casamento.
As temáticas podem seguir várias propostas, cabendo ao casal escolher o tema que mais agrada e colocá-lo em prática. Com isso, terão uma cerimônia diferente, divertida, personalizada e surpreendente para todos os convidados.
Para inspirar, este artigo vai mostrar como organizar um casamento temático, pontos que devem ser considerados, o que não pode faltar em um casamento, dar algumas dicas para se inspirar e mostrar as vantagens do casamento ao ar livre.
Como organizar um casamento temático?
Para organizar um casamento temático, o primeiro passo é escolher o tema, e o casal deve pesquisar tudo aquilo que tem a ver com eles. É interessante fazer uma lista e pensar em quais elementos podem estar presentes na festa de casamento.
Com base no tema, o casal vai escolher a decoração e ela precisa estar de acordo com o perfil dos noivos, sempre com muito bom gosto.
Se o local escolhido for uma chácara e outros espaços abertos com jardins, é importante contratar um bom serviço de jardinagem para que ele esteja em ordem no dia da cerimônia.
O conforto dos convidados é muito importante, por isso é fundamental escolher um lugar em que todos possam se sentar. Depois de definir esses aspectos, é um momento de pensar nos convites e eles precisam combinar com o tema escolhido.
O cardápio também deve estar de acordo com o tema, e na hora de escolher as lembrancinhas, tudo deve ser personalizado para encantar os convidados.
Uma festa temática não é uma festa fantasia, por isso, não se deve pedir aos convidados para que compareçam vestidos a caráter. Isso pode ser feito durante a festa, por meio de alguns apetrechos na pista de dança.
O DJ pode ajudar a escolher as músicas que vão combinar com a festa e animar o casamento. Depois de definir todos esses pontos, é o momento de escolher o bolo que pode combinar com a temática.
O que considerar em um casamento temático?
Para fazer um casamento temático, existem alguns aspectos que devem ser considerados. Primeiro os noivos devem ter certeza de que o tema escolhido está relacionado com ambos.
De nada adianta escolher uma temática aleatória ou algo que agrade apenas um dos dois. Isso porque esse tipo de casamento fica muito mais marcante e bonito quando representa a relação afetiva.
Supondo que a festa seja baseada na cultura de outro país, é fundamental conhecer muito bem o assunto para saber se vai encomendar salgados pré assados congelados, o tipo de decoração que deve fazer, entre outros.
O tema precisa combinar com o lugar escolhido para fazer a cerimônia e a festa. Por exemplo, se o casal escolheu fazer uma festa de casamento rústica e campestre, não tem como realizá-la em um ambiente urbano.
Se o local não estiver de acordo com aquilo que será reproduzido, o tema principal pode ser descaracterizado e prejudicado.
Os figurinos dos noivos também precisam estar de acordo, ou seja, o casal precisa encontrar um vestido de noiva ideal, assim como o noivo deve estar vestido a caráter.
Para que tudo seja perfeito e a vida de casado comece com o pé direito, o tema deve ser colocado na ponta do lápis para saber se os custos vão aumentar muito.
Fazer uma festa com temática francesa, por exemplo, pode ajudar a economizar um pouco o jantar ao servir croissant antes do prato principal. Por outro lado, um casamento tradicional pode ter uma festa muito mais cara.
O que não pode faltar no casamento
Existem alguns elementos que não podem faltar em uma cerimônia de casamento, mesmo que ela seja temática. São eles:
- Flores;
- Bolo;
- Música;
- Filmagem.
As flores são românticas, coloridas e delicadas, e deixam qualquer ambiente muito mais bonito. O bolo é um elemento fundamental para ser servido após o jantar e representa a celebração da união.
A música também é um componente fundamental para comemorar o casamento, e está presente na cerimônia, na recepção dos convidados, no jantar e durante a festa toda.
A filmagem e a fotografia são muito importantes para registrar esse momento e guardá-lo como recordação para sempre. Para garantir boas fotos, uma equipe de profissionais é indispensável.
Também é importante lembrar que os noivos precisam garantir a segurança do evento, e uma das melhores opções são espaços com controlador de acesso noturno.
Ideias e dicas para se inspirar
Para que a festa de casamento seja mais criativa e divertida, existem algumas ideias e dicas que podem inspirar os noivos. São elas:
Show
Ao invés de um DJ, os noivos podem contratar uma banda para tocar músicas personalizadas e dedicadas ao casal. Quem tem condições também pode contratar artistas famosos.
Esse tipo de atração faz muito sucesso no evento e é perfeito para eternizar a união de maneira original e emocionante.
Robotron
Um casal que está começando a vida tem muitas coisas para pensar, como a compra ou a reforma de um imóvel com envidraçamento de sacada automatizado. Mesmo assim, é possível inovar durante a festa de casamento e contratar um robotron.
São uma espécie de robô gigante que surgem entre os convidados e fazem apresentações espetaculares. O que chama atenção é o show de luzes, máquinas de fumaça e fogos para que o ambiente fique contagiante.
Tambores de LED
Os tambores de LED deixam a festa muito mais animada, e são usados quando ODJ anuncia a entrada e os músicos seguem o ritmo da música, fazendo um espetáculo de fumaça, luz e cores.
Esse tipo de respiração costuma agradar a todos os convidados e contagia os presentes, fazendo com que todos permaneçam na pista de dança.
Vantagens do casamento ao ar livre
Os noivos podem contratar uma empresa de terceirização de serviços para garantir a limpeza do espaço e fazer o casamento em um ambiente ao ar livre. Entre as vantagens desse tipo de cerimônia estão:
Presença da natureza
Uma das maiores vantagens de fazer um casamento ao ar livre é que isso ajuda a economizar com a decoração, uma vez que a natureza colabora muito nesse sentido.
Os elementos naturais são únicos e fazem toda a diferença no resultado, por isso, os noivos podem investir em uma decoração que se apropria da natureza, usando plantas e flores, além de criar uma atmosfera mais tranquila.
Iluminação natural
A iluminação artificial, mesmo que seja pensada nos últimos detalhes, não se compara com o poder dos raios do Sol. Durante a noite, os noivos podem usar a iluminação artificial, mas durante o dia, não é necessário.
Além de sobrar dinheiro para pensar em coisas mais importantes, como a decoração da varanda gourmet pequena planejada, as fotos ficarão muito mais bonitas.
Economia de espaço
É perfeitamente possível fazer a cerimônia e a festa no mesmo local e ainda aproveitar um pôr do sol maravilhoso. Além disso, ter de se locomover de um local para o outro é desanimador, principalmente se a igreja fica muito longe da festa.
Ao ar livre, o ambiente é completo e os convidados podem aproveitar muito mais toda a celebração, assim como os noivos.
Roupas mais confortáveis
Um espaço aberto permite que os noivos e os convidados possam utilizar roupas mais confortáveis, principalmente se for realizado durante o dia.
Para garantir o bem-estar de todos, além de um belo jantar, os noivos também podem contar com kit de frutas delivery para decorar a mesa e servir os convidados.
Considerações finais
O casamento é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa e precisa ser celebrado do jeito que os noivos gostam.
As festas temáticas são uma maneira de fugir do tradicional, fazer algo exclusivo e surpreender todos os presentes.
O casal só precisa escolher aquilo que os representa e aplicar na decoração e em todos os elementos da festa.
Isso vai tornar a cerimônia memorável e emocionante para todos os convidados, mas, principalmente, para os noivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.