Como lidar com problemas na construção?
Categorias: Variedades

Como lidar com problemas na construção?

Como lidar com problemas na construção?

Para quem já construiu algum tipo de imóvel sabe as dores de cabeça que podem surgir durante uma obra, seja com uma construtora, arquiteto, engenheiro, pedreiro ou mão de obra, quando falamos de construção estamos falando de uma série de problemas que devemos nos precaver.

Como mencionado acima, grande parte dos problemas na construção são devido a falta de planejamento e às vezes por azar.

Devido a isso, decidimos escrever os principais tópicos que geram problemas na hora de construir para que você evite passar por isso.

Afinal, quais são os principais problemas na hora de construir?

Há vários e vários problemas que nos deparamos em uma obra residencial ou até mesmo em uma obra empresarial, mas, os principais problemas sempre são:

1- Falta de planejamento financeiro: Existem diversas obras que passam pela metade devido a falta de orçamento financeiro, muitas pessoas não realizam uma pesquisa detalhada na hora de construir e acabam achando que vão gastar x quando na maioria das vezes gastam y.

Portanto, o planejamento financeiro é de suma importância para evitarmos ao máximo a paralisação da obra.

Ter uma “gordura” pode fazer com que sua obra não pare, portanto, sempre tenha um caixa para evitar esse tipo de problema.

2- Mão de obra: para quem já construiu, sabe muito bem do que estamos falando. Quem nunca teve aquele problema com a mão de obra, seja um pedreiro, arquiteto, engenheiro ou até mesmo uma construtora.

Essa é sem sombra de dúvidas um dos maiores problemas na hora de construir. Infelizmente no Brasil existem péssimos profissionais e as pessoas na maioria das vezes acabam se deparando e fechando serviços com elas.

Para evitar esse tipo de problema, busque sempre indicação e claro, pesquise o máximo que puder o feedbacks da empresa na qual você deseja contratar.

3- Preço: Como dito acima no tópico 1, muitas pessoas não fazem um planejamento financeiro necessário e entram na onda de construir com pouco dinheiro e acabam buscando sempre o preço ao invés da qualidade.

Quando falamos de construção, é claro que devemos economizar (afinal as coisas não estão baratas em 2023) mas devemos nos atentar que preço barato e qualidade na maioria das vezes não combinam.

Busque sim um preço camarada, mas, evite ao máximo preços extremamente baixos, afinal, como já diz a frase “quando a esmola é demais o santo desconfia”.

4- Acabamento final: Aqui é o grande erro da maioria das pessoas, elas acabam investindo milhares de reais na parte da construção e acabam não realizando um bom acabamento final.

Quando falamos sobre acabamento final, falamos da parte da pintura: marmoraria, marcenaria e etc.

Quantas vezes você já entrou em uma casa do mesmo tamanho que a outra, mas, as casas eram completamente diferentes? Isso é devido ao acabamento final que envolve toda a parte de marmoraria, marcenaria, pintura e etc.

Por exemplo, se você mora em Curitiba e se planejou financeiramente, busque um especialista em moveis planejados Curitiba para realizar a parte de marcenaria da sua casa, o mesmo funcionará com a parte de marmoraria, elétrica e etc. Busque sempre a qualidade, principalmente quando falamos de acabamento final na casa.

Conclusão

É claro que existem vários outros fatores, mas, quando falamos de como lidar com problemas na hora de construir, sem sombra de dúvidas os principais tópicos são esses: falta de planejamento financeiro, mão de obra, preço e acabamento final.

Portanto, atente-se ao máximo a esses quatro detalhes que sem sombra de dúvidas você irá evitar dores de cabeça futuras.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e espero que sua obra residencial ou empresarial seja um sucesso.