Nômade digital
Categorias: Dicas

Nômade digital: maneiras de adotar esse estilo de vida em 2023

Nômade digital é um profissional que trabalha online e por isso pode exercer suas atividades de qualquer lugar, sem precisar, necessariamente, ir até o escritório.

É alguém que pode viajar pelo mundo e trabalhar ao mesmo tempo, pois tudo o que precisa é uma conexão com a internet. Esse conceito é relativamente novo no Brasil, visto que se trata de um estilo de vida pouco convencional.

Para muitas pessoas, ainda é estranho imaginar a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, tanto em casa quanto em um hotel, em um café, em uma praça ou até em um trem.

Diversas profissões podem atuar dessa forma, como no caso dos redatores, mas também é possível para quem dá aulas particulares, para quem presta consultoria, entre outras possibilidades.

Os profissionais de hoje em dia, principalmente os mais jovens, não gostam de rotinas engessadas e preferem o trabalho remoto. Isso traz mais facilidade e flexibilidade para o dia a dia, mas é fundamental ter prudência e disciplina.

Quem tem interesse em se tornar um nômade digital, precisa entender esse conceito, como se tornar esse tipo de profissional e descobrir um pouco mais sobre as vantagens desse estilo de vida.

O que é nômade digital?

Nômade digital é um profissional que trabalha pela internet, por isso não precisa estar presente em empresas, podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma boa conexão com a internet.

Muitas empresas mudaram a maneira como trabalham, adotando o home office para boa parte de seus colaboradores, mas existem algumas profissões que conseguem viver muito bem como nômades digitais, dentre as quais estão:

  • Redatores;
  • Fotógrafos;
  • Designers;
  • Jornalistas.

Até mesmo que empresta consultorias para empresas, como no caso de um fabricante de bipap para dormir, pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, e esse estilo de vida consiste em dois aspectos fundamentais.

Um deles é ganhar dinheiro na internet, além da possibilidade de viajar e se mudar de um lugar para outro. Isso mostra que nem todas as pessoas que atuam no formato remoto podem se tornar nômades digitais.

Quem viaja por períodos mais longos, fazendo o trabalho nesses lugares, também não é nômade digital, pois eles precisam visitar outras empresas para realizar suas tarefas.

Também é um erro imaginar que essas pessoas se sentam na areia da praia e fazem seu trabalho, visto que trabalhar com o notebook em um local com muito sol, umidade, calor e areia complica muito o funcionamento do aparelho.

No entanto, a verdade é que não existe uma profissão específica para ser nômade digital, visto que diversas profissões podem atuar dessa forma, desde que seja possível realizar as atividade, bastando apenas uma conexão com a internet.

Hoje em dia, um advogado especializado em recurso de pontos na carteira pode usar diversas ferramentas, como as chamadas de vídeo, para conversar com seus clientes, sem precisar de contato físico.

As mensagens instantâneas também ajudam muito e não precisam que o profissional esteja no mesmo espaço da empresa para poder trabalhar e se comunicar.

Essas pessoas vivem em qualquer lugar, desde que possam se conectar à internet, entretanto, alguns destinos são mais amigáveis para o nômade digital, como hospedagem barata, boa infraestrutura e internet rápida.

Em algumas cidades do mundo, isso é tão comum que existem verdadeiras comunidades de nômades digitais. Mas para ingressar nesse meio, é necessário saber como fazer isso.

Como ser um nômade digital?

Quem tem interesse nesse estilo de vida, precisa conhecer algumas maneiras de começar a trabalhar dessa forma, e algumas dicas são:

Saber tudo sobre o assunto

Primeiro, é necessário obter o máximo de informações sobre esse estilo de vida para compreender um pouco mais sobre seu funcionamento.

É interessante estudar o trabalho de pessoas que vivem dessa forma para se certificar de que é isso mesmo o que deseja fazer.

Assim como as pessoas podem pesquisar e comprar um espelho bisotado valor, bastando apenas ter uma conexão com a internet, os profissionais também podem trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Mas mesmo que pareça tentador, esse estilo de vida precisa ser muito bem estudado e o profissional deve ser honesto consigo mesmo em relação à sua capacidade de lidar com imprevistos e desvantagens.

Isso porque o nômade digital precisa superar obstáculos que aparecem pelo caminho no cotidiano, afinal, não existe um lugar específico para morar.

Pensar sobre os motivos

Outra coisa importante é pensar sobre as razões para se tornar nômade digital. Com algumas pessoas, isso pode acontecer de maneira despretensiosa. Elas simplesmente começam a viajar e quando percebem estão vivendo dessa maneira.

Agora, também é interessante pensar se o propósito é apenas viajar, pois nesse caso, o ideal é planejar um ano sabático, ao invés de adotar esse estilo de vida definitivamente.

O colaborador de uma empresa que faz instalação de película protetora automotiva pode estar acostumado com a segurança de uma residência fixa e a necessidade de sair de casa todos os dias para trabalhar.

Por outro lado, outro profissional simplesmente não aguenta mais encarar o trânsito e precisa de um trabalho remoto, mas isso não significa que a vida de nômade digital seja boa para ele.

Fazer algumas experiências

Antes de pegar o notebook, fazer as malas e ir para um destino muito longe, o ideal é fazer pequenas viagens para cidades vizinhas e assim começar a experimentar esse estilo de vida.

Algumas pessoas, principalmente aquelas que não estão acostumadas a viajar tanto, podem sentir muita dificuldade em ir para outro país porque isso implica em uma mudança de horário que pode afetar as atividades profissionais.

Além disso, o profissional vai estar muito longe, então fica mais difícil receber o suporte de alguém. Se for viver dessa forma com um animal de estimação, também é muito importante procurar lugares próximos de um médico veterinário oftalmologista.

Quem é mais disciplinado, pode conseguir trabalho freelancer porque vai conseguir manter a produtividade, mas algumas pessoas não conseguem fazer isso e precisam arcar com as despesas desse estilo de vida.

Pensar sobre a remuneração

Por fim, quem está deixando um emprego formal para viver dessa forma, precisa planejar antecipadamente como será sua remuneração.

Também é fundamental avaliar as possibilidades de abrir uma empresa para receber os pagamentos legalmente e de maneira menos onerosa.

Benefícios de ser um nômade digital

Trabalhar viajando ou viajar trabalhando é um estilo de vida que traz muitas vantagens para os profissionais, dentre os quais se destacam:

Conhecer culturas e pessoas

Esse profissional pode trabalhar de onde quiser e viajar pelo mundo, por isso, tem a oportunidade de conhecer culturas e pessoas diferentes.

Ele pode voltar para seu país de origem apenas quando precisar resolver alguma coisa, por exemplo, pesquisar sobre toldo vertical preço para ajudar os familiares durante uma reforma.

Caso contrário, pode viajar livremente e aumentar sua visão de mundo, algo muito importante para ter mais inspiração e agilidade no trabalho.

Fazer o que se gosta

Boa parte desses profissionais só trabalha com aquilo que realmente gostam e conhecem, pois isso traz mais ânimo para o dia a dia.

Além do mais, quando uma pessoa faz o que realmente gosta consegue ganhar mais dinheiro porque produz mais e melhor.

Trabalhar de qualquer lugar

Supondo que um contador que atenda um fabricante de bandeja plástica para ovo decida viver como nômade digital, poderá trabalhar de qualquer lugar do mundo e escolher os destinos, de acordo com suas possibilidades.

A única condição para viver dessa forma é ter dinheiro suficiente para viajar, além de uma boa conexão com a internet.

Fazer o próprio horário de trabalho

Além de escolher onde vai morar por um tempo e os lugares que vai conhecer, esses profissionais têm total liberdade para fazer o horário de trabalho que preferem.

Muitas pessoas não gostam do horário tradicional, ou seja, trabalhar das 8h da manhã até às 18h. Na verdade, existem aqueles que funcionam melhor pela manhã, outros que funcionam melhor à tarde e aqueles que preferem trabalhar de madrugada.

Se uma pessoa precisa escrever um conteúdo sobre cano de 2 polegadas para irrigação para publicar na internet e faz isso como redator freelancer, pode trabalhar no horário em que for melhor, desde que cumpra o prazo combinado.

Considerações finais

Para muitos profissionais, viver como nômade digital é um verdadeiro sonho, afinal, isso é sinônimo de liberdade total para trabalhar de onde quiser, conhecer novas culturas e pessoas e viver novas aventuras.

Porém, antes de mudar radicalmente o estilo de vida, é fundamental pensar muito sobre esses aspectos e fazer um bom planejamento para conseguir uma boa oportunidade de trabalho e conseguir se manter.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.