Sustentabilidade
Categorias: Variedades

Sustentabilidade: apps que promovem a conscientização em 2023

Sustentabilidade é um assunto em pauta porque a sociedade como um todo precisa se conscientizar sobre ações que ajudam a preservar o planeta para a geração presente e para as próximas gerações.

Também é um tema que gera valor para os negócios, para a sociedade e para o meio ambiente, sendo fundamental estimular o pensamento inovador, considerando seu conceito.

O assunto é cada vez mais valorizado no mercado, tanto pelo fato de que é primordial abordar o tema, quanto pela capacidade que tem de elevar a presença de uma marca e mostrar que ela tem consciência sobre suas ações.

Quando se fala em sustentabilidade, é comum relacioná-la apenas aos cuidados com o planeta, mas a verdade é que o significado dessa ideia está muito além disso.

Quando uma empresa implementa o pensamento sustentável em seus processos, começa a obter muitas vantagens. Isso porque as práticas de sustentabilidade trazem mais transparência e eficiência, gerando valor para o público.

O negócio se torna mais competitivo e aumenta as chances de longevidade, por isso, este artigo vai explicar o que é sustentabilidade, quais são os aplicativos que ajudam a criar hábitos sustentáveis e aqueles que podem até mesmo ajudar a salvar o mundo.

Importância

O conceito de sustentabilidade surgiu a partir do momento em que compreendeu se que os recursos naturais são finitos ou podem levar muito tempo para se renovar.

O ser humano percebeu que precisa encontrar maneiras de suprir suas necessidades, sem comprometer as próximas gerações. Com base nisso, fica claro que sustentabilidade é poder se sustentar e preservar os insumos para gerações futuras.

Uma lavanderia uniformes deve implementar a sustentabilidade corporativa, visto que ele engloba aspectos sociais, ambientais e econômicos na gestão do próprio negócio.

É assim que vai conseguir equilibrar interesses e gerar valor para as partes envolvidas, o que envolve todos os seus stakeholders, como:

  • Acionistas;
  • Clientes;
  • Colaboradores;
  • Sociedade.

Uma vez que sustentabilidade é uma forma de garantir recursos naturais para as necessidades da sociedade atual, sem comprometer as gerações futuras, já dá para ter uma ideia de sua importância.

O ato central é calcular os impactos ambientais das ações, mas também repensar o consumo e procurar alternativas renováveis. Diante de uma população crescente, essas ações se mostram cada vez mais vitais.

O ser humano precisa preservar a água, o ar, a terra e a biodiversidade para que possa sobreviver ao longo dos anos. Diversas ações fazem parte disso, como a redução de gases poluentes na atmosfera.

Isso é fundamental porque a emissão de gases gera impactos nas mudanças climáticas e na qualidade do ar. Só que a preservação dos recursos naturais e da sociedade só faz sentido se houver justiça social.

Além de fazer sua parte, um fabricante de laminação bopp com plastificadora também precisa cuidar das pessoas para que elas cuidem do planeta.

Isso tem movimentado agendas anticorrupção e pró-ética que aumentam as iniciativas sustentáveis, evitando interesses imediatos que defendem apenas grupos individuais.

A sustentabilidade vai além porque compreende todos esses aspectos de maneira integrada e sabe que um influencia o outro. Nesse ciclo entram as empresas, visto que é possível investir na geração contínua de valor para todas as partes envolvidas.

Quando se fala em sustentabilidade corporativa, também se fala em identificar riscos socioambientais provocados pela atuação da companhia, reduzir os riscos para potencializar oportunidades e benefícios, além de estimular a inovação.

A corporação vai procurar processos otimizados, circulares e responsáveis, gerar valor por meio de uma cadeia produtiva sustentável, agregar competitividade por meio de negócios mais eficientes e depender menos de recursos ou energia.

Também deve fortalecer sua marca empregadora, uma vez que cada vez mais os profissionais buscam um propósito, além de aumentar a reputação institucional e corporativa.

Aplicativos para criar hábitos sustentáveis

Uma empresa de tratamento de concreto a vista pode incentivar seus colaboradores a utilizarem alguns aplicativos que ajudam a criar hábitos sustentáveis. Entre eles estão:

Ecosia

Essa ferramenta funciona como o Google, mas a diferença é que com os lucros gerados pelos anúncios, a organização faz doações para o plantio de árvores em várias partes do mundo.

Possui extensão para o Chrome, substituindo o Google como buscador padrão. Seu funcionamento é um pouco mais lento e a quantidade de resultados é menor, no entanto, traz um desempenho satisfatório.

A Ecosia afirma que 80% de seus lucros são usados para apoiar o reflorestamento, tanto é que durante os incêndios florestais na Austrália, a organização destinou parte de seus lucros para o plantio de árvores.

Ailuna

Esse aplicativo funciona como uma forma divertida de desenvolver bons hábitos para o planeta. Ele lança desafios que ajudam os usuários a estabelecer metas sustentáveis e podem acompanhar os impactos positivos de suas ações.

Uma marca de detergente tensoativo pode convidar seus colaboradores, e estes podem convidar amigos, familiares e outras pessoas para participarem dos desafios.

Entre as ações que são incentivadas está não comprar nenhum produto novo por um tempo, apagar as luzes, reduzir o desperdício de alimentos, reduzir o uso de água, evitar o consumo de plástico e até comer menos carne.

Aworld

Este aplicativo foi escolhido como a plataforma oficial que apoia o Act Now, uma campanha lançada pela ONU em 2020, com o propósito de estimular as pessoas a adotarem hábitos e comportamentos que preservam o meio ambiente.

Com o Aworld, os usuários podem registrar suas atividades, como tomar banho mais rápido, desligar as luzes, levar a própria sacola para o supermercado, entre outras práticas.

Ao fazer isso, também podem visualizar seus impactos, principalmente no que diz respeito à redução do consumo de água, emissões de carbono e eletricidade.

Ecohero

Uma empresa de polimento de metal pode usar esse aplicativo para rastrear atividades ecológicas benéficas e calcular seus impactos positivos no meio ambiente.

Os usuários conseguem ter acesso a resumos de pegadas ecológicas que mostram a quantidade de água, plástico, terra e CO2 que os seres humanos conseguem poupar quando adotam hábitos sustentáveis.

As pessoas podem aprender mais sobre como o transporte, as refeições que consomem e outras atividades do dia a dia que podem impactar o meio ambiente.

O aplicativo também calcula o quanto de CO2 é produzido, a quantidade de água consumida pelas atividades diárias, entre outras informações que ajudam a implementar hábitos que fazem toda a diferença.

Aplicativos que podem salvar o mundo

Também existem alguns aplicativos extremamente inteligentes e capazes de ajudar a salvar o mundo, e entre os que mais se destacam estão:

Cataki

Este aplicativo faz a intermediação entre pessoas que desejam reduzir os impactos de consumo com catadores de materiais recicláveis, como copos descartáveis atacado direto da fábrica.

São usuários que exercem a consciência ambiental e procuram reaproveitar materiais por meio do trabalho. O aplicativo traz dados e informações de catadores mais próximos, de acordo com a localização do usuário.

Descarte rápido

Este aplicativo tem a missão de ajudar os usuários a fazerem a separação de resíduos domiciliares do jeito certo, além de mostrar onde estão os pontos de coleta.

O objetivo é expandir a conscientização na sociedade e fazer com que as pessoas se responsabilizem pelo processo de pós-consumo.

O aplicativo também traz informações detalhadas sobre cada item, bem como uma lista de vários lugares espalhados pelo país.

Moeda verde

Ao longo da vida, o ser humano precisa consumir itens fundamentais para sua sobrevivência, como alimentos, roupas e até materiais de construção como porta de aço meia cana. Só que todo esse consumo precisa ser consciente.

Pensando nisso, o aplicativo Moeda Verde surgiu para que os usuários possam adotar hábitos sustentáveis em suas rotinas e praticar o consumo consciente.

Cada vez que ele adquire um hábito, recebe uma recompensa, e entre as opções para acumular moedas estão usar a bicicleta ao invés do carro pelo menos um dia da semana, descartar materiais recicláveis corretamente e doar roupas.

Moda livre

Quem costuma consumir produtos de grandes varejistas pode usar a moda livre para saber quais são as marcas que utilizam mão de obra escrava.

Pessoas e empresas, como um fabricante de churrasqueira de alvenaria de canto, também podem usar esse aplicativo porque ele mostra os compromissos e ações que algumas instituições se responsabilizam sobre sustentabilidade.

Para o consumidor, é uma forma de fazer escolhas mais conscientes e evitar marcas que usam mão de obra escrava e não se comprometem com ações sustentáveis.

Considerações finais

Pensar em sustentabilidade é muito importante porque os recursos naturais podem se esgotar rapidamente, prejudicando a qualidade de vida e a sobrevivência de todas as espécies na Terra.

A sociedade como um todo precisa fazer sua parte, o que inclui pessoas, empresas e governos, e existem aplicativos que ajudam a mudar os hábitos e comportamentos, para um cotidiano mais sustentável e benéfico para o planeta.

 

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.