Vestidos
Categorias: Dicas

Vestidos para encaixar no ambiente de trabalho

Os vestidos de trabalho são peças de vestuário projetadas para atender às necessidades de profissionais em ambientes de trabalho formais ou de negócios.

São uma escolha muito popular para os escritórios, empresas e outros espaços corporativos por conta de sua aparência profissional e versatilidade. Além disso, costumam ser muito confortáveis, principalmente durante o verão.

Muitas mulheres costumam usar esse modelo de vestido para que estejam prontas para o escritório, de maneira elegante e apropriada. Juntamente com acessórios, permitem criar looks variados, sendo uma opção prática.

O vestido também é muito mais fácil de combinar, pois não é necessário utilizar nenhuma outra peça, caso não seja a intenção da profissional, como acontece com camisas e calças.

Por essa razão, são tidos como uma boa opção para quem está sempre muito ocupado e precisa de uma solução de vestuário confiável para seu dia a dia.

No entanto, existem muitas dúvidas sobre os vestidos ideais para encaixar no ambiente de trabalho, e este artigo traz alguns esclarecimentos importantes sobre a pauta.

Ele vai mostrar como montar um look para trabalho, por qual modelo de vestido começar, quais são os melhores vestidos para trabalhar, o cumprimento ideal de saias e vestidos e mostrar alguns dos principais tipos.

Como montar um look para trabalho?

Ao montar um look para trabalho, é necessário considerar a aparência profissional e ao mesmo tempo refletir o estilo pessoal. Algumas dicas importantes são:

  • Escolher peças clássicas;
  • Misturar e combinar;
  • Usar acessórios;
  • Calçados confortáveis.

O melhor é escolher peças de vestuário clássicas, como blazer, saias lápis, calças de alfaiataria, vestidos e camisas de botão.

É uma ótima opção para uma profissional que trabalha no escritório de um fabricante de teto de vidro garagem , pois são peças atemporais e versáteis que proporcionam um visual profissional.

Lembrando que é muito importante escolher cores neutras, como preto, cinza, azul-marinho e bege. É primordial criar variações no guarda-roupa, misturando-se e combinando-se peças clássicas.

Um bom exemplo é combinar um blazer com uma saia lápis ou uma calça de alfaiataria, pois isso vai ajudar a criar diferentes looks a partir de um número limitado de peças.

Deve-se adicionar acessórios estratégicos, como um cinto elegante, um lenço ou joias discretas para dar um toque pessoal ou visual, sempre evitando excessos, pois menos é mais no ambiente de trabalho.

Os sapatos precisam ser confortáveis e combinar com o restante do vestuário, assim, a profissional pode trabalhar o dia todo sem desconforto. Entre as melhores opções estão saltos médios, sapatilhas ou sapatos oxford.

Por qual modelo de vestido começar?

Ao escolher um modelo de vestido para começar a montar um guarda-roupa de trabalho, é aconselhável escolher um modelo versátil e atemporal que possa ser usado em várias ocasiões.

Para as funcionárias de empresas de radiologia industrial , um bom ponto de partida é o vestido de corte reto ou vestido de linha A.

Esse modelo é conhecido por sua versatilidade e pode ser adaptado para uma variedade de ambientes, desde escritórios formais até locais mais descontraídos, dependendo de como é combinado.

O estilo geralmente oferece ajuste confortável, algo muito importante para passar o dia de trabalho sem desconforto. O corte reto também proporciona uma aparência profissional, sendo uma escolha mais segura.

O vestido pode ser personalizado com acessórios, como cintos, blazer, lenços e joias, além de ser possível encontrá-lo em diferentes comprimentos. Com isso, a profissional consegue adequá-lo aos seus gostos pessoais.

Melhores vestidos para trabalhar

A escolha do melhor tipo de vestido para o trabalho depende do ambiente das diretrizes de vestuário da empresa, além de considerar o estilo pessoal da profissional. No entanto, existem alguns que são mais recomendados.

Um deles é o vestido camisa, modelo que tem uma aparência semelhante à camisas de botão, com uma saia na parte inferior, sendo uma opção muito elegante e clássica.

Uma secretária pode atender confortavelmente um cliente que está pesquisando sobre instalação vidro em carros orçamento utilizando um vestido envelope, muito conhecido por seu estilo transpassado, que pode ser ajustado para diferentes formalidades.

O modelo tubinho é um pouco mais ajustado, o que cria um visual elegante e profissional, sendo ideal para ambientes mais formais.

Um dos modelos mais presentes dentro das empresas é o vestido chemise, inspirado em camisas masculinas, muito elegantes e que podem ser usados de maneira versátil, dependendo dos acessórios e do ambiente de trabalho.

A profissional também pode optar por vestidos midi (à altura do joelho) ou vestido maxi (comprimento no tornozelo), pois são apropriados para ambientes de trabalho mais descontraídos, desde que o tecido e o estilo sejam adequados.

Já os vestidos com gola alta oferecem um visual sofisticado e podem ser usados em ambientes de trabalho mais formais.

Agora, se a profissional quiser um look mais conservador ou para climas mais frios, o ideal são os vestidos de manga longa. Os de malha são muito confortáveis e práticos para o trabalho, principalmente em ambientes descontraídos.

Uma recepcionista de consultório para consulta psiquiátrica Paraíso pode usar modelos detalhados com rendas, bordados ou babados para adicionar um toque mais sofisticado ao visual.

Comprimento ideal de saias e vestidos

O comprimento ideal de saias e vestidos para o trabalho depende do ambiente em si, do código de vestuário da empresa e da própria preferência pessoal. Mas existem algumas diretrizes que ajudam a determinar o cumprimento adequado.

Saias e vestidos até o joelho, geralmente, são mais aceitáveis em empresas formais e corporativas, além de se mostrarem como uma escolha segura e elegante.

Por outro lado, aqueles que estão acima do joelho podem ser usados em escritórios corporativos, desde que não sejam muito curtos. O ideal é que não ultrapassem alguns centímetros acima da linha do joelho.

A secretária de um fabricante de toldo articulado motorizado pode usar saias e vestidos midi, que ficam mais ou menos na altura da panturrilha, além de serem opções versáteis.

É possível encontrá-los em ambientes de trabalho formais e informais, desde que estejam bem ajustados e não pareçam muito casual.

Algumas pessoas gostam de opções maxi, que chegam até o tornozelo, mas elas são mais adequadas para ambientes de trabalho descontraídos. Desse modo, são ideais para empresas com uma cultura mais jovial.

De qualquer forma, o ideal é evitar saias e vestidos muito curtos, principalmente para mulheres que trabalham em ambiente corporativo, visto que o comprimento pode descaracterizar um visual profissional.

Tipos de vestidos

Existem diversos tipos de vestidos que podem ser usados no ambiente de trabalho, mas mais uma vez é importante ressaltar a necessidade de considerar o código de vestimenta da organização.

Em uma fábrica do salgado , a colaboradora pode usar vestido camisola, um modelo com silhueta solta e confortável, perfeito para usar com cinto para criar aparência estruturada.

Outro modelo muito popular é o vestido tubinho com manga 3/4, uma opção elegante e que proporciona uma cobertura adicional nos braços, sendo ótimo para ambientes mais formais.

Os vestidos de renda também podem ser usados dentro das empresas, mas o forro deve ser apropriado para o trabalho, de modo a evitar que o vestuário fique transparente.

Muitas mulheres gostam de vestidos com cintura marcada porque proporcionam uma silhueta mais elegante e podem ser uma escolha adequada para espaços mais formais.

Por outro lado, a recepcionista de um fabricante de cola espuma expansiva prefere vestido chemise sem cinto, depois ele fica mais soltinho e é perfeito para ambientes descontraídos.

Outra opção muito elegante são os vestidos com gola alta e sem manga, também muito comuns em espaços extremamente formais. Para complementar ainda mais o visual, é interessante usar acessórios sofisticados.

O vestido envelope sem decote traz uma aparência elegante e transpassada, muito apropriada para empresas formais, então, é uma boa opção para secretárias, gestoras, bancárias, entre outras.

Já nos vestidos de malha ou jersey são confortáveis e adequados para ambientes descontraídos, mas é fundamental que tenham uma aparência mais arrumada.

Agora, se uma profissional que faz orçamento de porta articulada preço puder ter mais abertura para expor seus gostos e estilos, pode usar um vestido de manga longa com gola Peter Pan que traz uma imagem mais vintage e criativa.

O fato é que, independentemente do estilo, também é muito importante se atentar às cores e estampas para que estejam de acordo com o ambiente de trabalho.

Considerações finais

Os vestidos são ótimas opções para o dia a dia de trabalho porque trazem conforto e elegância ao mesmo tempo.

Existem diversos modelos que podem ser usados no ambiente profissional, desde que esteja de acordo com as exigências da corporação.

Além de poder escolher entre vários tipos de vestidos, as profissionais também podem encontrar cores e estampas variadas.

O importante é escolher um modelo que esteja de acordo com a empresa e ao mesmo tempo consiga representar o estilo e a personalidade da profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.