O que considerar antes de incluir uma peça nova no seu guarda-roupa?
Sair às compras é divertido e até mesmo relaxante, mas você já se perguntou se o que anda comprando é realmente necessário ou se é apenas um impulso? Muitas vezes você acaba influenciado por algo que está em alta no momento, como a cor do ano ou um filme no cinema.
O problema é que, no caso das roupas, usa aquela peça uma ou duas vezes e depois a esquece no fundo do guarda-roupa. Sem contar quando investe em algo difícil de combinar. Então, o que considerar antes de adquirir algo novo? Confira as dicas!
Entenda como e quando vai usar
O primeiro passo é entender o uso da roupa, se ela é fácil de combinar, como o caso de uma jaqueta sustentável que te acompanha desde uma ida ao trabalho até uma saída com os amigos.
Aqui é válido analisar a cor, o tamanho e até se envolve uma moda temporária. Preto, azul e marrom são fáceis de combinar, sem contar que nunca saem de moda. No caso das cores, vale incluir tons que você gosta e sabe que ornam com seu estilo.
Considere se realmente precisa
Se faça a seguinte pergunta: “eu realmente preciso disso”? Ao mesmo tempo, vale abrir o guarda-roupa e conferir o que já tem por lá. De repente você está de olho em uma parka, mas já tem outras três em casa que quase não são usadas.
Notou que a peça realmente faz falta? Vá às compras! Agora, se você tem outros modelos semelhantes ou já possui algo igual, respire fundo, pois provavelmente é apenas um impulso.
Observe se reflete seu estilo
Muitas roupas ficam lindas nas modelos ou no manequim da loja, porém, na hora que você veste, a imagem é outra. Isso é normal, apenas indica que a peça não combina com seu estilo.
Quando você está em uma loja presencial, vale experimentar e olhar no espelho, para ver o que acha. Agora, se a compra for virtual, compare com outras roupas que você usa sempre e tem no guarda-roupa. Essa que está de olho é muito fora do padrão? Melhor deixar passar!
Confira se tem algo parecido em casa
Abrir o guarda-roupa e conferir o que já tem é uma dica muito importante antes de trazer algo novo para casa. Você pode verificar o que não usa há algum tempo e já separar para doar ou trocar/vender em brechós.
Além disso, em uma olhada mais cautelosa, pode descobrir que já tem algo igual ou muito parecido com aquela roupa que está de olho. Ou seja, pode adaptar e utilizar essa peça sem precisar comprar outra.
Analise se tem como pagar pela peça
Um fator muito ignorado pela compra por impulso envolve o dinheiro. Ainda mais com a praticidade dos cartões de crédito e dos parcelamentos. Você olha e diz: “ok, está caro, mas parcelando não dá problema”, e, quando percebe, pode se envolver em uma dívida.
O ideal é optar sempre pelo pagamento à vista, ou, se envolver uma roupa mais cara, como as de inverno, em até duas ou três vezes. No entanto, leve todas as outras dicas em conta e veja se realmente vai usar o que deseja comprar.
Avalie se a peça combina com o que você já tem
Já imaginou comprar uma roupa daquelas superdifíceis de combinar? Ou pior, que vai te exigir “o kit completo”, pois você não tem em casa outras peças que ornem com ela?
Uma dica esquecida, porém tão importante quanto a anterior: você precisa conhecer o que já tem em casa e entender o que combina. Assim, quando for comprar, já sabe que a jaqueta fica bem com o jeans ou com aquela legging.