O uniforme corporativo de determinado tecido são peças de vestuário utilizadas por diversos tipos de estabelecimentos, como escolas e empresas, e fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.
Em alguns casos, o uso de uniformes é imprescindível para a identificação dos funcionários e proteção dos clientes, como nas companhias aéreas.
Os comissários de bordo e pilotos devem usar o uniforme, assim como os funcionários do check-in e os comissários do aeroporto. Isso facilita o reconhecimento dos passageiros, mantendo a segurança.
Outro exemplo de uso de uniforme é a visita de um profissional a um cliente, como o técnico de um serviço de solda orbital. É desta forma que o consumidor identifica o colaborador e permite-lhe a entrada nas instalações de forma segura.
As faculdades também exigem o uniforme para a segurança do aluno. Uma das razões para isso é que, se algo der errado no caminho de ida ou volta para a escola e o aluno não tiver documentos pessoais, o primeiro contato virá da escola.
Muitas outras empresas adotam os uniformes corporativos, até mesmo em serviços de terceirização de copa os colaboradores devem estar trajados e a importância dessas vestimentas são fundamentais para melhorar a reputação da empresa.
Qual a importância do uniforme nas empresas?
Muitas organizações optam por usar uniformes, mesmo que os funcionários não estejam em contato direto com os clientes. Em alguns casos, a decisão pode ser um tanto controversa, mas há vários motivos pelos quais ela é importante.
A utilização dessa tecnologia demonstra que a organização tem uma natureza diferenciada e cria uma identidade singular perante o mercado.
A padronização do vestuário dos funcionários também colabora com as ações de marketing e a organização das equipes dentro da empresa.
Existem diferentes variedades, sendo o exemplo mais notável em empresas como uma empacotadora de leite automática, cuja utilização pode até aumentar a produtividade dos funcionários. Basta a corporação discutir os benefícios do uso do uniforme.
Uma delas é que os funcionários não precisam perder tempo escolhendo roupas todos os dias no trabalho, nem mesmo ficando sem itens em casa. Ou seja, quando ele acorda já sabe o que vestir, então não há grandes problemas.
O profissional acredita que faz parte da cultura corporativa, isso aumenta sua produtividade e a qualidade do serviço.
O uniforme transmite a mensagem de organização, segurança, consistência e higiene, importantes para os diversos cargos e atividades da instituição.
As equipes são diferenciadas umas das outras e todos entendem seu papel na equipe. Hoje, os uniformes são projetados para permitir que os profissionais se desloquem sem desconforto, como:
- Calor constante;
- Transpiração excessiva;
- Dificuldade em executar as tarefas;
- Mobilidade reduzida.
Essa vestimenta também é fundamental na hora de se comunicar com os clientes, pois é comum observar consumidores perguntando a outras pessoas se elas são funcionárias da empresa.
Por exemplo, se o uniforme de uma loja de rolo de grama natural consiste em uma camisa branca justa, os clientes não precisarão procurar um vendedor. A dificuldade em encontrar um funcionário pode levar o indivíduo a desistir da compra.
Além disso, o cliente percebe que suas necessidades são atendidas e o estabelecimento demonstra organização, o que aumenta sua legitimidade perante o público.
Tanto que o uniforme pode ser considerado o cartão de visita da empresa, o que causa uma primeira impressão positiva quando o consumidor interage com ele.
Todas as empresas possuem uma identidade visual que inclui cores, logotipo e outros aspectos. Até mesmo a disposição dos objetos na loja transmite informações importantes sobre seu estilo visual.
Funcionários uniformizados apoiam essa estratégia e comunicam a identidade da marca a um público maior quando vão e voltam do trabalho.
É também uma forma da empresa desencorajar os funcionários a usar roupas inadequadas durante o trabalho.
Para a área de RH é uma forma de economizar tempo, pois não é preciso explicar quais tipos de roupas os funcionários devem ou não usar, como roupas justas ou largas, decotes baixos, saias curtas e assim por diante.
A reputação da empresa aumenta significativamente quando os uniformes são adquiridos de uma empresa especializada e até as clínicas especializadas em serviços de cuidador de deficiente mental podem se beneficiar em ter uniformes com tecidos de qualidade.
Quais as vantagens de uma empresa ter uniformes?
O uso do uniforme aumenta a reputação da empresa, tanto interna quanto externamente, os principais benefícios dessa prática são:
Ambiente de trabalho mais valorizado
O uniforme é um recurso que promove a marca, preserva sua identidade visual, transmite valores, apresenta estética e demonstra o valor do trabalho realizado pelos funcionários.
Equipes uniformizadas também valorizam o ambiente de trabalho, pois todos passam a fazer parte de um coletivo que representa a empresa no dia a dia.
Proporciona mais segurança dentro da organização
Ao usar os mesmos uniformes, a organização garante a segurança dos funcionários durante o trabalho. Inicialmente, os profissionais usam vestimentas adequadas ao desempenho de suas funções, principalmente as de maior risco.
A segurança de todo o ambiente de trabalho é aumentada pela exigência de uniformes, o que facilita a identificação dos colaboradores que entram ou saem da empresa.
Se por exemplo, o funcionário de uma oficina não usar uniforme durante uma revisão completa palio, a segurança pode ser comprometida e pessoas não autorizadas podem entrar.
Serve como divulgação da empresa
O uniforme também promove a marca da empresa: durante o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa, outras pessoas vão notar a roupa do funcionário.
É um método de marketing direto que afeta a memória dos estímulos visuais dos clientes e aumenta o reconhecimento da marca.
Como resultado, ao exigir o uso de uma etiqueta padronizada nas roupas dos instrutores durante a aula prática de carro, uma autoescola aumenta a confiança e promove uma experiência positiva para os clientes.
Facilita a integração e trabalho dos colaboradores
É importante valorizar a reputação da empresa, mas é ainda mais importante falar dos funcionários dessa forma.
A organização deve criar uma reputação positiva para reter talentos e diminuir a rotatividade de funcionários. O uniforme serve como um meio para atingir esse objetivo, pois facilita as atividades diárias dos funcionários.
Eles sempre terão roupas adequadas para as tarefas do dia a dia, e que não exigem dinheiro ou tempo para comprar para o trabalho, isso os economiza.
Além disso, roupas com etiqueta personalizada fazem com que as pessoas se sintam mais profissionais e preparadas para o cargo, principalmente nos ramos ligados à saúde, como um nutricionista para terceira idade, por exemplo.
Dessa forma, os colaboradores acreditam que fazem parte do local de trabalho e que suas contribuições afetam o sucesso da empresa.
Os tecidos ideais para um uniforme corporativo
Os uniformes, além de fazerem parte da identidade visual de uma empresa, passam mais profissionalismo e confiança para todos que interagem com a marca.
Por isso, é importante se preocupar tanto com a estética e a funcionalidade quanto com o conforto, para que os funcionários realmente usem as cores da empresa.
Isso é compreensível porque muitas vezes surgem dúvidas sobre a composição e o custo do tecido. Para auxiliar, algumas informações sobre as texturas primárias utilizadas em uniformes de diversas profissões serão listadas a seguir.
Brim ou Jeans
Jeans ou denim estão associados ao conforto no grau apropriado. Popularmente empregado na produção de uniformes para funcionários que lidam com trabalhos braçais, o material é, também, reconhecido em razão da sua durabilidade.
Frequentemente, é empregado na confecção de calças, mas também aparece em jalecos. Outro benefício é que é barato e pode ser empregado para padronizar grandes grupos.
Tecidos de algodão
O algodão é o tecido mais adequado para vendedores de grandes lojas e outros funcionários ativos ao longo do dia.
Isso porque o material é leve, mas também proporciona conforto e permite que o corpo respire, principalmente no verão. Além disso, também é recomendado para profissionais de saúde que trabalham em hospitais.
Poliéster ou fibras sintéticas
O poliéster é feito de fibras sintéticas. Muito se discute sobre o uso desse tecido em uniformes pela praticidade no dia a dia; o material não requer engomar.
Este tecido deve ser evitado para funcionários que estejam próximos a objetos inflamáveis ou relacionados ao fogo.
Roupas que contenham esse material terão maior propensão a produzir calor e provocar incêndio se em contato com essas substâncias, elas também podem aderir ao corpo.
Tecidos de microfibra
A microfibra é um material mais complexo. Por isso, é indicado para pessoas que interagem com frequência com o público, como recepcionistas, vendedores e garçons.
O tecido de microfibra também é fabricado sinteticamente, além disso, tem valor estético e é eficaz. Por isso, tem um preço um pouco mais alto que os demais, mas transmite com classe a reputação da empresa.
Considerações finais
Depois de entender os tecidos e conhecer a finalidade do uniforme desejado, a tarefa de escolher o material mais adequado será direta.
Pois, como foi citado antes, a utilização de uniformes beneficia tanto as empresas quanto seus funcionários, além de afetar os clientes, a experiência da marca e a satisfação do cliente.
Da mesma forma, é importante padronizar o vestuário dos profissionais que trabalham na corporação, já que isso tornará o ambiente de trabalho mais produtivo e seguro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.