intimista
Categorias: Casamento

Casamentos intimistas: celebrações cheias de significado

Casamentos intimistas são cerimônias feitas apenas para os noivos e alguns poucos convidados. Trata-se de uma tendência que tem crescido muito, e, por isso, é cada vez mais solicitada para os organizadores desse tipo de evento.

Também é uma opção muito charmosa que ajuda a celebrar o grande dia de maneira personalizada, permitindo que tudo tenha o toque e as características dos noivos.

Embora seja muito comum convidar poucas pessoas, também é possível fazer um casamento intimista com um número de convidados maior. No fim das contas, o propósito é permitir que o casal celebre sua união de maneira mais personalizada.

Além do mais, é uma excelente opção para economizar, sem ter que abrir mão de uma festa agradável e de uma cerimônia bonita, marcante e emocionante. Depois de 2020, esse tipo de casamento se popularizou muito e está conquistando corações.

Conhecer um pouco mais sobre essa opção é interessante para que os noivos possam escolher um casamento adequado às suas condições e às suas preferências.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é casamento intimista, o que os noivos precisam saber para realizar, dar algumas dicas para realizar esse tipo de cerimônia, falar um pouco sobre decoração intimista e como é um casamento civil intimista.

Conceito e definição de casamento intimista

Casamento intimista não é uma cerimônia totalmente relacionada à quantidade de convidados. Embora seja comum convidar poucas pessoas, na verdade, esse tipo de casamento possui um formato mais íntimo e com detalhes personalizados.

Alguns casais preferem convidar 10, e 30 ou 80 pessoas, enquanto outros preferem convidar uma quantidade muito maior. O fato é que se trata de algo relacionado ao detalhamento e da preocupação em deixar o casamento mais próximo e pessoal.

O que saber para realizá-lo?

Durante a organização de casamentos grandes, muitas coisas são importantes, até mesmo locação de plataforma elevatória tipo tesoura para colocar decorações em locais muito altos.

No caso de um casamento intimista, tudo fica mais fácil, e entre os maiores benefícios que vale a pena conferir antes de realizar são:

  • Orçamento menor;
  • Poucos convidados;
  • Mais opções;
  • Cerimônia descontraída.

Por ser uma cerimônia menor, o orçamento não precisa ser tão grande, o que evita desperdício de tempo, dinheiro e outros recursos comuns para realizar um casamento maior.

Um casamento pequeno não precisa de muitos convidados, na verdade, nesse estilo, somente pessoas muito próximas do noivo e da noiva estarão presentes.

Isso também facilita na hora de escolher um espaço para fazer o casamento, pois por ser uma celebração menor, a quantidade de lugares disponíveis é muito maior.

Os noivos conseguem passar mais tempo com as pessoas com quem vão celebrar o momento, e tudo isso em um ambiente relaxado, descontraído e amoroso.

Como organizar uma cerimônia intimista?

Os noivos estão cheios de preocupações quando estão prestes a iniciar uma vida juntos, muitos documentos precisam ser providenciados, como um laudo de transferência do carro que acabaram de comprar, reforma no imóvel, entre outros.

Uma cerimônia intimista é muito mais fácil de organizar e conciliar com todas as outras preocupações e responsabilidades. Para organizar esse tipo de casamento, a primeira coisa é escolher um local reservado.

As festas intimistas costumam ser feitas em espaços diferentes, podendo ser um mezanino, um jardim, um restaurante, entre outras possibilidades.

O lugar deve ser definido de acordo com a quantidade de convidados, dando preferência para ambientes aconchegantes para que as pessoas estejam próximas dos noivos.

A lista de convidados é menor e costuma ser formada apenas por amigos mais próximos e familiares. Assim sendo, os noivos precisam enumerar a quantidade de pessoas que estarão na festa e fazer o planejamento considerando esse aspecto.

Dependendo do espaço onde a cerimônia será realizada, é necessário pensar em uma decoração, e o ideal é que ela seja minimalista.

Se o casal decidir fazer a festa em casa ou na casa de algum parente, é importante verificar se tudo está em ordem, e caso necessário, providenciar alguns reparos, como pintura com tinta para sala de TV, entre outros.

Para valorizar ainda mais a decoração, o casal pode usar elementos que trazem valor sentimental, como livros, flores e retratos.

Dependendo do horário do casamento, é possível servir almoço ou jantar. Por ser uma festa menor, é fundamental que o buffet seja personalizado e tenha boa qualidade, servindo opções diferenciadas.

Por conta disso, muitos casais preferem fazer esse tipo de cerimônia em restaurantes que já estão acostumados com o evento.

Como é a decoração intimista?

A decoração de um casamento intimista mistura muito bem simplicidade e romantismo. Os noivos podem incluir objetos que representem valor para eles e para o restante da família.

Ao contratar uma empresa de refrigeração e ar condicionado, é interessante pedir para que posicionem o freezer para as bebidas em um local onde não atrapalhe a decoração, ou fazer de modo que o equipamento se integre a ela.

Existem alguns objetos que não podem faltar nessa decoração, como móveis de madeira, almofadas, sofás, toalhas e cortinas, de preferência personalizados.

Os objetos personalizados também podem fazer parte da decoração, como máquinas fotográficas, relógios, máquinas de escrever, porta-retratos, louças de família e até bicicletas, desde que eles tenham um valor sentimental.

Os noivos podem conversar com os convidados e pedir a colaboração para arrecadar os objetos que vão fazer parte da decoração, pois isso vai trazer familiaridade, personalização e aconchego.

O ideal é que a decoração seja muito romântica, versátil e que combine perfeitamente com o espaço, seja ele aberto ou fechado, como um jardim ou uma sala pequena planejada.

Como fazer um casamento civil intimista?

Assim como acontece com a cerimônia religiosa ou grandes festas, o casamento civil intimista pode se transformar em um evento especial. Os noivos só precisam pensar nos detalhes, como as próprias vestimentas e a decoração.

Também é interessante planejar como a recepção dos convidados será realizada, pois tendo uma lista enxuta, o casal vai receber apenas quem é realmente importante e que faz parte de suas vidas.

Uma boa dica de recepção é distribuir lembranças e presentes mais refinados ou mais elaborados, tendo em vista que não é necessário convidar muitas pessoas.

Para as mulheres, muitos casais gostam de oferecer nécessaires ou rasteirinhas, tudo personalizado para que se lembrem do casamento.

Na recepção, uma das melhores maneiras de receber os convidados é em uma mesa comunitária para que os noivos possam conversar com todos eles. A decoração pode ajudar muito na visibilidade, por meio de arranjos com tamanho médio.

Com relação às cores, é necessário combinar todos os elementos, desde uma cortina estilo romana até as flores, a mobília, entre outros.

Por se tratar de um dia muito especial, ele precisa ser registrado, mas quando se trata de um casamento menor e mais íntimo, muitos noivos acabam abrindo mão de um fotógrafo profissional para a cerimônia civil.

Entretanto, um fotógrafo saberá como registrar esses momentos de maneira romântica para que o casal tenha uma recordação emocionante. Tudo pode ser registrado, por isso, também é interessante contar com uma assessoria para o civil.

Esse tipo de casamento costuma acontecer no cartório e logo em seguida os noivos oferecem uma refeição, que pode ser em um restaurante ou em uma festa particular.

A celebração também pode ser em um hotel com empresa de copeira, mas se o casal resolver fazer uma cerimônia no local e um buffet, então precisam contar com uma assessoria profissional.

Outra dúvida muito comum entre quem vai realizar um casamento intimista no civil é sobre o que vestir, principalmente no caso da noiva. Por se tratar de algo muito íntimo e pequeno, não é necessário um vestido com uma cauda enorme e cheio de brilho.

Esse é outro ponto positivo desse tipo de casamento porque o vestido da noiva costuma pesar bastante no orçamento. No caso da cerimônia intimista, uma boa alfaiataria e um vestido na altura do joelho são o suficiente para manter a sofisticação.

Mesmo que os noivos queiram fazer uma festa no estilo industrial em um espaço com estrutura metálica aparente, é fundamental manter a elegância, mas sem o glamour que um casamento maior pede.

Os vestidos brancos são tradicionais, mas nada impede que a noiva utilize outras cores claras, como o rosa ou o lilás, fugindo do padrão, sem perder a delicadeza do casamento.

Considerações finais

Muitas pessoas querem celebrar sua união, mas nem todas desejam compartilhar esse momento com muitos convidados ou não podem fazer esse tipo de casamento.

A cerimônia intimista surge como uma alternativa elegante, prática, moderna, romântica e simples para os casais.

É a oportunidade de celebrar o grande dia, apenas com pessoas que realmente são importantes para o casal e com muita economia.

Seja na igreja, no cartório ou em qualquer outro lugar, o casamento intimista traz uma atmosfera mais aconchegante e privilegiada para os noivos e seus convidados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.