Adicionando um toque de customização ao seu guarda-roupa
Categorias: Moda

Adicionando um toque de customização ao seu guarda-roupa

Adicionando um toque de customização ao seu guarda-roupa

É muito comum olharmos para determinadas peças de roupas que já estão em nosso guarda-roupa e não nos identificarmos mais com elas. Com o passar do tempo, além do amadurecimento natural, vamos transformando nossa identidade, e aquilo que vestimos também pode sofrer modificações. Em alguns casos, aproveitar as promoções da Babadotop para renovar o armário e personalizar suas roupas é uma boa oportunidade para trazer um toque a mais de personalidade para o seu look.

Nesse cenário, a customização das roupas ganha cada vez mais espaço, e além de uma prática pessoal que inclui a pintura de peças, bordados, patches e muitos outros, há quem faça isso de forma profissional.

Então, se você está querendo customizar algumas peças, mas ainda está em dúvida do que e em como fazer, preparamos um conteúdo completo para te ajudar.

Pinturas ou desenhos

Se você tem aquela jaqueta jeans que não usa mais, ou uma camiseta sem graça e até mesmo uma calça simples, é possível personalizá-las com novas cores e desenhos autênticos. A dica aqui, caso você não tenha costume de desenhar, é buscar moldes que possam te ajudar no processo.

Geralmente, isso pode ser feito com caneta específica para tecido e finalizado com spray. Se a peça for mais pesada, também é possível utilizar a tinta sublimática, para obter um resultado mais fiel e duradouro.

Em ambos os casos, opte sempre por começar com um esboço, para ajustar o máximo possível antes de aplicar os toques finais.

Bordados

Os bordados são uma ótima maneira de entregar um toque charmoso com delicadeza em suas peças.  Naturalmente existem diversas técnicas que entregam resultados diferentes de acordo com aquilo que você deseja bordar. A técnica de ponto livre, por exemplo, é mais utilizada para contornos. Já se a ideia é escrever alguma coisa, os pontos corrente ou haste são os mais indicados.

Ademais, os bordados podem combinar com qualquer peça de roupa, uma camisa, um robe, uma jaqueta, uma calça… tudo vai depender da sua criatividade e daquilo que está imaginando como personalização.

Patches

Uma personalização ainda mais marcante é a com aplicação de patches. Isso porque eles podem ser mais discretos e em pequenos detalhes, como também podem servir para mudar completamente o estilo de uma peça.

Caso você não esteja familiarizado com esse termo, os patches são como bottons, só que feitos de tecidos e podem ter diversos tamanhos e formatos. São detalhes que podem compor diferentes peças de roupas, como jaqueta de couro, jaqueta jeans, calça, camiseta e outros. Além disso, são muito utilizados em bolsas, carteiras, mochilas e demais acessórios.

Vale ressaltar que há diferentes formas de aplicação dos patches, alguns são autocolantes e outros precisam ser costurados. Por isso, verifique o tipo de patch escolhido para saber exatamente sobre sua aplicação.

Tingimento

Se a sua ideia é mudar totalmente a cor de uma roupa ou criar aquele efeito tie-dye, o tingimento é o caminho perfeito para isso.

Caso a vontade seja trocar a cor de uma peça, o processo é simples e basta misturar o pigmento da cor escolhida com água quente e tinta de tecido misturada com álcool. Dessa forma, é só deixar a peça imersa na mistura e, em algumas horas, você terá uma nova.

No estilo tie-dye, o processo de mistura é basicamente o mesmo, mas você poderá escolher mais de uma cor. Além disso, será preciso buscar por algumas amarrações diferentes para criar aquele efeito esperado nesse tipo de personalização.

Destroyed

É inegável que a moda destroyed está em alta. Esse tipo de estilo é visto em peças jeans e, como o próprio nome já diz, tem como objetivo entregar uma roupa com aparência mais gasta, com marcas e rasgos feitos de maneira pensada, criando um aspecto despojado, descontraído e estiloso.

Por isso, é uma das formas mais simples de customizar suas peças. Embora as peças vendidas com esse estilo tenham sido projetadas para serem daquela forma, é possível replicar em casa. Vasta apenas buscar as formas corretas de fazer o processo e também realizar os ajustes para que os rasgos, por exemplo, não aumentem com o passar do tempo de maneira não desejada.

O grande segredo da customização é a liberdade criativa, ou seja, você se expressar através daquilo que veste. Por isso, ao pensar em dar um toque a mais nas suas peças de roupa, esbanje criatividade e personalidade para retratar o seu estilo próprio.