corpo
Categorias: Moda Sem categoria

Tipo de corpo: como escolher roupas que favoreçam

Deixar o corpo mais bonito com a roupa ideal nem sempre é uma tarefa simples, aliás, muitas mulheres e homens sentem dificuldades na hora de escolher um vestuário adequado ao seu tipo de aparência.

Entretanto, e as mulheres costumam sofrer mais com esse problema, tanto por causa da variação física do sexo feminino quanto pelo fato de que o visual continua sendo algo muito importante para a autoestima da mulher.

Não são todas as pessoas que têm o corpo que gostariam, mas as roupas ajudam a disfarçar imperfeições e ressaltar o que cada um tem de mais bonito e o segredo para conseguir isso é saber escolher as peças.

Uma das formas de fazer isso é analisar o tipo de corpo e saber quais são as roupas mais adequadas para ele. Sempre haverá uma opção perfeita, afinal, a moda é muito extensa e existem roupas para todos os gostos e estilos.

Da mesma forma, existem as opções perfeitas para cada tipo de silhueta e é justamente sobre isso que este artigo vai falar.

Ele vai mostrar quais são os tipos de corpo humano, os tipos de roupa compatíveis com cada silhueta e fazer uma seleção de cores que valorize a aparência natural das pessoas.

Quais são os tipos de corpos?

Existem diferentes tipos de corpo humano e cada um possui suas próprias características, defeitos e qualidades. O primeiro deles é o ampulheta, com curvas bem femininas na parte superior e inferior do corpo, com cintura fina.

Não são pessoas muito musculosas e precisam trabalhar para tonificar braços, coxas e nádegas. No entanto, a maior vantagem desse tipo de corpo é que ele fica bem em praticamente qualquer tipo de roupa.

Assim como é fácil encontrar reforma de sofá em Barueri, quem tem o corpo tipo pêra também tem muita facilidade encontrar roupas que caem bem.

Outro tipo é conhecido como triângulo, sendo fino na parte superior e redondo na parte inferior, com tendências a reter líquidos nas coxas, além de ter uma silhueta bem feminina e sensual.

Outra variação é o triângulo invertido, ou seja, aquela silhueta de ombros largos, busto bem desenhado e pernas finas. Essas partes precisam ser bem tonificadas.

O tipo retângulo possui quadris, cintura e ombros praticamente com as mesmas medidas, ou seja, é aquela pessoa que não tem cintura. Quem tem esse tipo de corpo, ao engordar, ganha peso em todas as partes igualmente.

Por fim, o tipo oval possui a largura da cintura maior do que os ombros e os quadris, sendo muito comum em mulheres que estão acima do peso e com uma barriga sem cintura.

Esse formato também encurta o pescoço, engrossa os braços e as pernas costumam ser um pouco mais finas do que o resto, além de seios sempre fartos.

É possível observar o tipo oval em muitos lugares, seja na academia, no trabalho, em uma empresa que presta serviço de manutenção de Peugeot no Butantã, entre outros, e essas mulheres também encontram as roupas ideais.

Tipos ideais de roupas para cada corpo

Não são todas as mulheres que sabem reconhecer as peças que valorizam sua silhueta, mas é importante conhecer um pouco mais sobre isso para se sentir bem e determinar um estilo.

É fundamental experimentar as peças para identificar o que funciona ou não para cada aparência, mas nem todos os modelos estão disponíveis ou ao alcance para experimentar. Para facilitar, algumas dicas são:

Corpo ampulheta

Esse é o tipo que muitas mulheres gostariam de ter, pois é bem curvilíneo e com cintura fina, também conhecido como “violão”. As peças que valorizam esse tipo de corpo são acinturadas, como:

  • Cropped;
  • Saia lápis;
  • Vestido envelope;
  • Cintos.

Ou seja, são opções de roupas que destacam a cintura e as curvas e isso traz mais Liberdade na hora de se vestir, seja para trabalhar em uma empresa de laudo para transferência de carro, para ir a eventos, entre outras necessidades.

Corpo maçã

Essa variação possui pernas e tronco estreitos e é mais forte na região do abdômen. Sendo assim, o recomendado é utilizar peças mais estruturadas, como casaco com ombros marcados e de corte reto.

Outras boas opções são batas, calças retas, saia rodada com cintura alta, vestidos retos e soltos, entre outros do tipo.

Corpo retangular

O tipo retangular é aquele que tem ombros, cintura e quadril com a mesma proporção, e por isso fica melhor com blusas com babados e tops que criam volume no busto e ilusão de cintura fina.

Também vale a pena investir em jaqueta cropped, mini saia, vestidos com recorte lateral, calças afuniladas, entre outras peças que favorecem o corpo retangular.

Corpo pêra

Esse é o tipo mais comum entre as brasileiras porque concentra um volume maior no quadril, por isso, o ideal é usar vestido sem mangas e jaquetas estruturadas.

Para trabalhar em uma empresa especializada em troca de bateria Moura, vale a pena utilizar saia com corte “A”, pois ela marca mais a região afunilada da cintura, deixando em evidência o volume de baixo.

Essa variação também combina muito com tops bordados e calças boca de sino, pois valorizam mais a silhueta.

Cores que mais valorizam o corpo

As cores têm um papel muito importante na hora de compor o visual, mas por mais que elas sejam bonitas, ainda assim, não é garantia de acerto.

Assim como para cada tipo de corpo existe um tipo de roupa, para cada tom de pele existe uma cor mais adequada, valorizando também os olhos e os cabelos.

A secretária de uma clínica de consulta veterinária dermatológica para cachorro marcar pode usar o vermelho, principalmente se for loira, de olhos claros e pele branca.

No entanto, para essas mulheres, os tons que puxam para o laranja não ficam tão bons quanto os vermelhos carregados, como o tomate.

Por outro lado, mulheres de cabelos e olhos escuros ficam mais bonitas com tons misturados com laranja e tons corais. Já os vermelhos escuros e fechados são mais adequados para mulheres com cabelos e olhos castanhos.

Mulheres loiras e bronzeadas conseguem destacar mais a pele e o cabelo com roupas alaranjadas ou qualquer outra peça com tons vivos.

As morenas com tom de pele esverdeado e oliva ficam muito bonitas em peças em amarelo vivo, como a manga. Elas também podem usar o amarelo cítrico, enquanto o dourado é perfeito para pele negra, morena clara ou cabelos castanhos, mel e marrom.

Seja para trabalhar em uma empresa de troféu acrílico personalizado, no dia a dia, em eventos ou outros lugares, quem gosta de verde e vermelho pode fazer essa combinação perfeita para as ruivas.

Tons fechados, como verde oliva, esmeralda e verde folha são muito indicados para as ruivas porque destacam a cor dos cabelos e dos olhos. O verde limão também é mais apropriado para pessoas com pele clara.

Agora, os tons de verde oriental são ricos e complexos e combinam com praticamente qualquer tipo físico, cor de pele e de cabelo.

O azul, por sua vez, é uma cor alternativa ao preto e pode ser usado sempre, mas ele fica mais bonito e atraente em mulheres com cabelos e olhos escuros.

Agora, se a secretária de uma empresa de impermeabilização para fachada tem olhos claros, então pode usar azul turquesa, cerúleo e outros tons mais claros.

No entanto, também existem cores que combinam com todo mundo, independentemente do tom de pele, e elas trazem um equilíbrio perfeito para tons quentes e frios e não entram em conflito com a pele.

Um bom exemplo disso é o branco, assim como o blush rosa é capaz de iluminar qualquer tom de pele e realçar o brilho natural do rosto.

As pessoas também podem misturar o azul e o verde e isso pode ser feito em qualquer época do ano, inclusive para maquiagens.

Saber escolher o tipo de roupa mais adequado para o tipo de cor e usar isso junto com a cor ideal vai deixar qualquer pessoa linda e preparada para o trabalho em uma empresa de manutenção de empilhadeira manual ou para qualquer situação.

Considerações finais

É possível dizer que saber se vestir é uma arte, afinal, a roupa pode destacar um ponto forte ou destacar um defeito. Isso depende da silhueta de quem está vestindo a peça e do bom senso na hora de escolher as roupas.

Com as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar mais fácil fazer a escolha certa e ainda juntar a peça ideal com a cor mais indicada para o tom de pele, a cor dos olhos e cor do cabelo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.