Moda sustentável é um tema muito em pauta nos dias de hoje, devido à necessidade de preservar o meio ambiente. Diante de tantas mudanças e ameaças na natureza, a sociedade percebeu a urgência em mudar muitos aspectos de sua realidade.
Empresas dos mais variados setores investem em maneiras de melhorar seus processos internos e, com isso, reduzir sua pegada ambiental. A indústria da moda também acompanha essa tendência e necessidade.
Dessa forma, surgiu a moda sustentável, permitindo que as pessoas saibam a origem e o destino das peças, além de aumentar a preocupação com soluções responsáveis, tanto social quanto ambientalmente, em todo o ciclo de vida da roupa.
Com isso, a produção de resíduos têxteis, os danos ao meio ambiente e a exploração de mão de obra barata se tornaram problemas que precisam ser eliminados pelo setor.
Com a moda sustentável, os conceitos de slow fashion e eco friendly ganharam força e passaram a ser prioridade para os consumidores e os fabricantes. Mesmo sendo algo muito importante, ainda existe muita gente que não conhece bem esse conceito.
Tendo isso em vista, o artigo vai explicar o que é moda sustentável, o que provoca o consumo desenfreado, o que é ser eco friendly, quais são as vantagens da moda sustentável e como ter uma rotina eco friendly.
O que é moda sustentável?
Moda sustentável é uma abordagem que considera os impactos ambientais, sociais e econômicos que acontecem na produção de roupas, calçados e acessórios. Seu objetivo é reduzir o desperdício e a poluição, além de promover práticas éticas.
A sustentabilidade nesse setor também defende que as peças sejam mais duráveis e atemporais, além de desencorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.
Por exemplo, ao adquirir o uniforme de seus colaboradores, uma corporação que distribui rede de proteção removível para janela basculante prefere fazer negócio com uma confecção consciente e responsável.
Os consumidores passam a priorizar a qualidade, durabilidade e beleza atemporal das roupas, por meio de práticas como a preferência por materiais orgânicos ou reciclados.
Também pode envolver a escolha de processos de fabricação eficientes no que diz respeito ao uso de energia água, além de adotar práticas justas para o comércio, preservando os trabalhadores da indústria.
Quem segue a moda sustentável procura consumir produtos de marcas que se engajam com esses valores em seus processos de produção.
Causas do consumo desenfreado
A indústria da moda tem uma alta demanda de produção, algo relacionado ao fast fashion. Trata-se de um padrão em que as peças são fabricadas, consumidas e descartadas rapidamente.
Houve um aumento na quantidade de peças que as pessoas compram, além de reduzir o tempo que elas permanecem no armário. Mesmo que sejam conservadas, acabam sendo descartadas porque não estão na moda.
Com isso, as organizações precisam produzir mais roupas e ainda contratar outros recursos, como aquisição de caixa de madeira tipo exportação, transportadores, entre outros.
O problema é que o consumo acelerado acaba gerando muito lixo, e para se ter uma ideia, no Brasil, são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis todos os anos. Dessa quantidade, 80% são destinados aos lixões e aterros sanitários.
O problema está presente em muitos outros países do mundo, como no caso dos Estados Unidos e dos países europeus.
O que é ser eco friendly?
Eco friendly é um termo em inglês que significa “amigável ao meio ambiente”, e é muito usado para se referir a produtos e práticas que geram impactos positivos ou reduzidos.
Alguns exemplos são a energia renovável e a reciclagem, e hoje em dia existe uma grande quantidade de produtos amigáveis disponíveis no mercado. Isso serve para que os consumidores identifiquem as empresas porque adotam as melhores práticas.
Entretanto, para ser amigo do meio ambiente, seja na hora de comprar uma estante de gesso para escritório ou qualquer outra coisa, é necessário adotar ações como:
- Descarte consciente;
- Consumo consciente;
- Transporte consciente;
- Hábitos sustentáveis em casa.
Na hora de descartar as roupas, ao invés de jogá-las no lixo, peças em boas condições devem ser doadas. Aquelas que não estão boas para o uso, dependendo do tecido, podem ser reutilizadas em casa, por exemplo, para fazer pano de limpeza.
Aquelas que não podem ser usadas dessa forma, devem ser descartadas junto com outros materiais recicláveis.
O consumo consciente evita o descarte excessivo, pois além de diminuir a necessidade de compra, também leva o consumidor a escolher peças mais duráveis e atemporais que serão usadas por muito mais tempo.
Também é interessante analisar de que forma a empresa faz o transporte de suas roupas vários pontos de vendas, priorizando as marcas que utilizam frotas que não emitem gases poluentes na atmosfera.
Para completar, é interessante adotar hábitos sustentáveis em casa. Sendo assim, além de adquirir uma cortina para quarto sob medida fácil de limpar, também é muito importante lavar e passar as roupas depois de acumulá-las.
Vantagens da moda sustentável
A moda sustentável é algo que cresceu muito nos últimos anos e sugere que os produtos sejam produzidos e consumidos de maneira saudável e consciente.
Uma de suas vantagens é que os tecidos causam menos impactos ambientais, como no caso do algodão orgânico e da lã, também ajuda a reduzir o desperdício de insumos durante as etapas de corte e costura.
Os corantes usados são naturais, além do uso eficiente de recursos hídricos no processo de fabricação e cultivo de matéria prima. Ela prioriza a produção em pequena escala e respeita as condições dignas de trabalho.
No entanto, para que a indústria da moda seja mais sustentável, não basta apenas mudar a maneira como a roupa é produzida, na verdade, as pessoas também precisam mudar a maneira como consomem, adquirindo apenas aquilo que realmente precisam.
Por meio da moda sustentável, as pessoas começam a repensar a maneira como consomem e com isso reduzem suas compras, o que traz economia e mais liberdade para investir em outras coisas importantes, como uma reforma de sofá.
A maior vantagem desse conceito é criar consciência e passar a adquirir os produtos de maneira mais inteligente.
Como ter uma rotina eco friendly?
Além de reduzir o consumo de roupas, as pessoas podem adotar outras práticas para ter uma rotina eco friendly. São elas:
Escolher produtos orgânicos
Os produtos orgânicos não são produzidos com adubos químicos e agrotóxicos, portanto, respeitam o meio ambiente além de serem mais benéficos para a saúde de quem produz e consome.
Muitos começaram a cultivar uma horta orgânica em casa, algo que pode ser feito até mesmo por quem mora em apartamento. Desse modo, as pessoas aumentaram o consumo de alimentos frescos e de origem vegetal, além de combater o desperdício.
Reciclar e reutilizar
Até mesmo um empreendimento que produz crachá de PVC para sublimação procura sempre reciclar e reutilizar diversos materiais no dia a dia, e as pessoas podem fazer a mesma coisa.
Em casa, o lixo produzido pode ser usado como compostagem na horta, além do mais, pode ser separado para que seja destinado aos locais adequados, permitindo o reaproveitamento do que é reciclável.
Quem mora em casa pode instalar um sistema de reaproveitamento de água da chuva para molhar as plantas, lavar o quintal, entre outras possibilidades. Basta fazer o armazenamento corretamente para evitar a proliferação de dengue.
Adquirir produtos eco friendly
Adquirir produtos eco friendly também é uma maneira de aumentar o engajamento com causas ambientais. Por exemplo, ao invés de usar absorvente descartável, as mulheres podem optar pelo coletor menstrual ou calcinhas absorventes.
Na hora de adquirir qualquer produto, inclusive um regador de plantas infantil, é crucial optar por aqueles que utilizam a embalagem reciclável, que também está presente em alimentos e outras necessidades do dia a dia.
Escolher empresas eco friendly
As empresas eco friendly são amigas do meio ambiente, por isso, adotam práticas pensando no futuro do planeta e nas próximas gerações.
Na hora de adquirir qualquer produto ou serviço, o ideal é procurar organizações com certificação B, pois isso atesta que elas são reconhecidas e respeitadas por suas atitudes ambientalmente responsáveis.
Para conseguir a certificação B, uma entidade que distribui carpete para apartamento precisa passar por um processo que dura até 24 meses, respondendo questionários relacionados aos assuntos ambientais, além de passar por vistorias.
Considerações finais
Preservar o meio ambiente é uma obrigação de todos, não só das pessoas mas também das empresas.
A moda é um dos setores que mais poluíram o planeta ao longo de sua existência, mas com o conceito de moda sustentável, os impactos começaram a diminuir.
Além de mudar a prática realizada pelas organizações que pertencem a indústria têxtil, também mudou o comportamento do consumidor para melhor.
As organizações e as pessoas se tornaram mais eco friendly e preocupadas com o meio ambiente e sua preservação para as próximas gerações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.