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Psicologia das cores: qual a melhor cor para meu uniforme?

A psicologia das cores é um estudo que mostra de que maneira o cérebro das pessoas identifica e entende as cores, e como elas influenciam em suas emoções, sentimentos e desejos.

É importante ter essa compreensão porque as cores estão presentes na publicidade, design, moda, arquitetura, entre outras áreas e elas influenciam não apenas na estética do projeto, mas na sensação que ele transmite.

No que diz respeito ao marketing, cada detalhe do produto ou serviço oferecido pode gerar impactos no consumidor de uma maneira e com isso ele será estimulado a comprar ou não.

As cores têm um papel muito importante nesse processo e é necessário compreender tudo isso para que elas sejam usadas a favor do negócio. Mas não é apenas nas estratégias de marketing que as cores estão presentes.

Quando se trata de uma empresa, elas fazem parte de muita coisa, inclusive do estabelecimento físico. Por conta disso, é importante pensar de que maneira elas serão usadas no uniforme dos colaboradores.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é psicologia das cores, como escolher a cor do uniforme da companhia e os benefícios da psicologia das cores na empresa.

O que é psicologia das cores?

Psicologia das cores nada mais é do que um estudo que ajuda a compreender o comportamento das pessoas em relação às cores. É uma área da psicologia que analisa e define os efeitos que a cor gera nos indivíduos.

Isso porque é cientificamente comprovado que elas podem provocar mudanças nas emoções, alterações nos sentimentos, criação de desejos, entre outras possibilidades.

Mas além de compreender esse conceito, um fabricante de tapete cozinha sob medida precisa aprender a usar o significado dos elementos para transmitir informações.

Mas isso só será possível se a organização tiver total consciência sobre esses fatores e o fato de que eles ajudam a conquistar os objetivos de marketing.

Quando se fala em marketing, não se trata apenas de propagandas que são veiculadas na internet, no rádio ou na TV. O uniforme dos colaboradores tem um papel muito importante nesse processo e também são estratégias de marketing.

Uma vez que eles ajudam a divulgar a companhia, é muito importante pensar nas cores certas, sem prejudicar o conforto e o profissionalismo dos colaboradores.

Como escolher a cor do uniforme?

Escolher adequadamente a cor do uniforme da empresa, tendo como base as orientações da psicologia das cores é muito importante.

As cores usadas nas peças podem influenciar a maneira como o público em geral enxerga a empresa e até mesmo o nível de satisfação do funcionário.

Um fabricante de válvula diversora precisa estar atento na hora de fazer essa escolha, e algumas dicas relacionadas a isso são:

Pensar na durabilidade

O uniforme é usado no dia a dia, por isso, vai passar por muitas lavagens. Se o produto não for resistente, em breve os colaboradores estarão com as camisetas, calças e agasalhos desbotados.

Isso acontece porque alguns tecidos desbotam com mais facilidade do que outros, como no caso do algodão, a viscose, por sua vez, possui cores mais duradouras, além de ser confortável.

Considerar a área de atuação

A área de atuação do negócio é outro fator que influencia na escolha das cores, além disso, é muito importante pensar na função de cada funcionário.

Sabe-se que para um hospital, as melhores cores de uniformes são brancas ou verdes, mas no caso de uma empresa de serviços gerais, o branco pode ser uma péssima escolha, visto que os colaboradores passam o dia limpando.

O ideal é escolher uma cor que combine com os colaboradores e cada setor pode ter um tom diferente e que combine mais com o trabalho do dia a dia.

Usar a logomarca

Um fabricante de inspeção de peças automotivas precisa usar sua logomarca para deixar o uniforme mais profissional, só que a cor do tecido pode influenciar muito no destaque diz elemento,

Se a empresa tiver um logotipo de cor azul, não deve fazer o uniforme dos colaboradores na cor roxa, visto que o logotipo não vai se destacar. O ideal é que ele seja exposto de uma forma que possa ser reconhecido imediatamente.

Pensar nas sobreposições

No caso de empresas que compram uniformes completos, é possível escolher cores diferentes para cada peça.

Também existe a possibilidade de seguir um esquema de cores e escolher cores diferentes para peças diferentes, como:

  • Camisa;
  • Calça;
  • Saia;
  • Jaqueta;
  • Lenço.

Mas é muito importante que essas cores combinem entre si para que o contraste não fique desagradável aos olhos de quem veste ou convive com o funcionário.

Considerar o clima

Se um fabricante de envelope personalizado para convite de casamento fica em uma cidade muito quente, é fundamental que o tecido da peça seja leve, além de evitar cores muito escuras como o preto.

Fazer isso é muito importante para que o profissional se sinta bem no dia a dia e não seja tão afetado pelo excesso de calor. Isso é especialmente importante para pessoas que trabalham em ambiente externo, como é o caso de vendedores e técnicos.

Benefícios de investir na psicologia das cores

Investir na psicologia das cores traz diversos benefícios para as empresas e um deles está relacionado ao seu posicionamento, isso porque é possível considerar esses elementos para expressar valores e estabelecer uma conexão com as pessoas.

É dessa forma que elas vão se identificar com a empresa e manter-se fiéis aos produtos e serviços. É muito importante compreender o perfil do cliente, além de seus objetivos e desejos.

Por exemplo, no caso de uma clínica, não combina um logotipo quase totalmente vermelho, uma vez que a inquietude e o valor energético dessa cor são o oposto da proposta de relaxamento que o estabelecimento oferece.

No caso de uma loja que vende móveis para closet pequeno planejado para casal, uma dica é definir o público e usar a psicologia das cores com base em suas preferências.

De acordo com um levantamento realizado pela Quicksprout, o azul e o roxo são a cor preferida entre as mulheres, enquanto laranja e cinza são as que menos agradam.

Tendo essa informação em mente, já é possível pensar nas emoções que essas cores podem transmitir e na possibilidade de escolher um tom mais neutro para transmitir a identidade visual do negócio.

É fundamental saber fazer esse uso porque a escolha adequada das cores pode aumentar o reconhecimento de uma marca por parte dos consumidores em até 80%.

Para um fabricante de injeção direta etanol, a psicologia das cores é indispensável para as estratégias de branding e para fortalecer a organização. Isso porque esses elementos são capazes de agregar valor para a identidade visual.

Eles também transmitem a personalidade pela emoção despertada pelas cores, o que ajuda o negócio a se destacar entre os concorrentes.

Mas para que elas possam gerar um impacto maior nos consumidores, é necessário lembrar que devem estar associadas ao design da campanha, algo que influencia na escolha das palavras, apresentação da marca e abordagem de vendas.

Pensando por esse lado, o ideal é contar com uma agência de marketing que possa trazer soluções integradas e favorecer as soluções de planejamento e design, sempre considerando as necessidades da organização.

Isso pode ser feito por qualquer tipo de negócio, como no caso de um fabricante de refletor para quadra de beach tennis.

Outro fato inegável é que a psicologia das cores aumenta o nível de confiança dos clientes em relação ao negócio. O consumidor moderno está cada vez mais exigente, por isso, ele precisa confiar numa empresa para comprar com ela.

Quando as cores são bem elaboradas e pensadas com base naquilo que o negócio oferece e nas necessidades de seu público, vão gerar impactos positivos que aumentam os níveis de confiança ainda mais.

Se uma auto escola Mooca quiser conquistar ainda mais clientes confiantes, então precisa estudar e aplicar a psicologia das cores em todas as suas ações, inclusive, nos uniformes usados pelos colaboradores.

Isso porque eles se expõem em ambientes externos com uniforme e se ele for bem pensado em relação ao design, tecido e cores, vai causar uma boa impressão logo no início, o que aumenta o interesse dos clientes.

Considerações finais

As cores não existem por um acaso e todas elas têm uma função e uma capacidade de gerar sentimentos e até mesmo influenciar ações.

Para as empresas, elas são fundamentais para construir a imagem e a credibilidade do negócio, por isso precisam estar presentes em tudo o que faz parte da empresa, incluindo o uniforme dos colaboradores.

Dessa forma, fica mais fácil causar uma boa impressão, atrair as pessoas certas e manter a competitividade do negócio em alta.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.