De muitas maneiras, o lançamento do Índice de Transparência da Moda Brasileira do Fashion Revolution não poderia ter sido mais oportuno. Graças à eleição de Jair Bolsonaro, um populista de extrema-direita com um histórico de declarações inflamatórias e um mandato para remodelar o país pela força, a quarta maior democracia do mundo está no centro das atenções globais.
O rumo que o Brasil toma importa, não apenas por sua vasta e variada população e sua assustadora gama de problemas sociais, mas por sua posição na linha de frente dos conflitos ambientais que moldarão o próximo século.
Acreditando que a transparência é o primeiro passo vital para transformar a indústria da moda, o Fashion Revolution publica um Índice de Transparência da Moda anual com uma análise aprofundada de 150 marcas de moda globais. O Brasil foi tema de seu primeiro relatório em nível nacional publicado em outubro de 2018.
Por que Brasil?
As indústrias têxtil e de moda do Brasil são enormes as segundas maiores do mundo, segundo o relatório e são o segundo maior setor industrial do país em termos de mão de obra.
Mas o Brasil também se destaca pelo alto nível de atividade em todas as etapas da cadeia têxtil. É um ator importante na produção global de algodão e o terceiro maior exportador do mundo. O consumo interno de algodão também é enorme o Brasil é o segundo maior produtor mundial de jeans e o terceiro maior consumidor.
Passando para roupas acabadas, o mercado de varejo de moda é o décimo maior do mundo, um pouco atrás da França e da Itália. As importações e exportações do Brasil de têxteis e roupas acabadas são baixas o país importou pouco mais da metade das roupas tecidas de Portugal em 2016 o que significa que o ecossistema de moda do Brasil é extraordinariamente autônomo.
O Brasil como jogador de moda
Mas a influência criativa da moda brasileira se estende muito além de suas fronteiras, com vários designers e empresários aparecendo na lista de 500 pessoas moldando a indústria global da moda da Business of Fashion , e a São Paulo Fashion Week oferecendo um importante contrapeso do Sul Global para as Quatro Grandes.
Quão transparentes são as marcas de moda brasileiras?
O Índice de Transparência da Moda Brasileira avalia 20 marcas de moda, selecionadas com base no faturamento anual e no conhecimento da marca do consumidor, mas também para representar toda a diversidade do setor, abrangendo calçados , roupas esportivas e moda praia. Além das marcas brasileiras, o índice também inclui Zara e C&A, devido à sua presença significativa no mercado brasileiro.
A metodologia do relatório segue a do Índice de Transparência da Moda global, com uma revisão inicial das informações publicamente disponíveis nos sites das marcas em relatórios de RSC e outros documentos, seguida de um questionário, dando às marcas a oportunidade de chamar a atenção para qualquer coisa que os revisores possam ter perdido , bem como uma janela para publicação de informações adicionais. Este último ponto é crucial para o propósito do índice; destina-se a estimular as marcas a melhorar sua transparência, não apenas relatar o estado atual.
Então, o que o relatório encontra? No geral, as marcas brasileiras pontuam um pouco pior do que as 100 globais, com uma pontuação média de 17 em 100 (contra 21 em 100 para o relatório global, que também inclui quatro das marcas apresentadas no relatório brasileiro). Em comum com o relatório global, nenhuma marca obteve pontuação acima de 60% e oito marcas 40% do total pontuaram 0%. Portanto, há um tom distinto de ‘espaço para melhorias’ nas descobertas.
No entanto, os autores do relatório também mostram uma nota de otimismo, apontando que das quatro marcas também incluídas no relatório global do ano passado, todas apresentaram melhora em suas pontuações. Eles também observam que uma pontuação baixa não indica necessariamente uma prática ruim; as marcas podem simplesmente estar deixando de divulgar suas políticas. Ninguém espera que a indústria da moda implemente transparência total da noite para o dia, mas ao criar uma ferramenta que permite fácil comparação entre marcas e ao longo do tempo, o Fashion Revolution aumentou a pressão sobre a indústria.
Inovação na produção sustentável
Em outros lugares, há sinais encorajadores para a moda sustentável no Brasil. É uma cultura altamente empreendedora, e várias empresas independentes aceitaram o desafio de forma criativa.
Isso pode ser na forma de abraçar novos materiais, como a linha Upcycle criada pela empresa têxtil e de vestuário Santista Jeanswear jeans feito inteiramente de algodão reciclado; e CO2 CONTROL, um novo tipo de fibra de poliamida que se degrada rapidamente em aterros sanitários.
As organizações brasileiras também estão adotando uma abordagem radical na cadeia de suprimentos, como o Banco do Tecido , um negócio social que visa reduzir o desperdício ao permitir que seus membros depositem tecidos indesejados, sobras e em fim de rolo, e também retirem ou comprá-los quando necessário.
Um futuro incerto?
No entanto, se o cenário da moda sustentável do Brasil parece estar de boa saúde, a eleição de Bolsonaro é vista por muitos como uma ameaça. Embora com poucas propostas de políticas específicas, o discurso do ex-paraquedista ao eleitorado foi baseado na oposição à regulamentação ambiental e procurou cortejar os poderosos setores de agronegócio e mineração do país com promessas de abrir terras protegidas ao desenvolvimento.
Ele cogitou a fusão dos ministérios da agricultura e do meio ambiente, além de restringir ainda mais o IBAMA, a já sobrecarregada agência de proteção ambiental do Brasil.
Por exemplo, os esforços do Brasil para combater a escravidão moderna já foram prejudicados pela pressão da indústria agrícola, e ativistas da sociedade civil temem que no cargo Bolsonaro instigue uma fogueira de proteções dos direitos dos trabalhadores, incluindo potencialmente seu banco de dados público ou ‘lista suja ‘ de empresas flagradas se beneficiando de trabalho escravo.
Com o governo oferecendo pouca esperança de melhorias legislativas de cima para baixo para a sustentabilidade na indústria da moda, o papel das empresas na condução da mudança torna-se cada vez mais importante assim como o de ferramentas como o Índice de Transparência da Moda.
Uma população jovem impulsiona mudanças positivas
Os consumidores também têm sua parte a desempenhar na melhoria das práticas de negócios o grande mercado doméstico de moda do Brasil com relativamente pouca dependência de importações significa que os consumidores estão em uma posição única para exercer pressão sobre os fabricantes.
O Brasil tem uma população jovem, politicamente engajada, com longa tradição de fazer campanha por justiça social, mesmo sob ameaça de repressão. Ativistas foram galvanizados pela campanha eleitoral e continuarão lutando apesar do revés da eleição de Bolsonaro.
As extraordinárias riquezas naturais do país e as ameaças existenciais que enfrentam podem fornecer um ponto de encontro para a ação coletiva, assim como inspiram a criatividade da indústria da moda brasileira.