Os uniformes sociais são uma parte importante de um empreendimento. Quando um negócio adota o uniforme como uma forma de padronização, ganha maiores chances de fazer com que se tenha um bom desenvolvimento no mercado.
Isso ocorre, especialmente, porque a padronização das peças que são desenvolvidas estão ligadas a profissão do funcionário, oferecendo um conforto para que diante das suas atividades sejam uma somatória positiva.
Com os uniformes sociais, também é possível ter uma padronização dentro dos diferentes setores, seja nas cores ou até mesmo na logomarca que pode estar no centro indicando ser um Empresa Terceirizada de Jardinagem, por exemplo.
Porém, dentro do empreendimento, é fundamental observar se os trajes são adequados para uma melhora de rendimento, o que leva à necessidade de conhecer quais são os uniformes sociais ideais para cada situação.
Até mesmo compreender os motivos pelos quais devem ser usados, informação que não somente é importante para a empresa como também para os funcionários também é um modo de adotar os uniformes sociais mais facilmente.
Quanto maior for o conforto do funcionário dentro do seu mercado de atuação, melhor se transforma o empenho e com isso gera uma oportunidade mais sólida dos resultados serem positivos.
Modelos de uniformes sociais
Se um empreendimento que trabalha com treinamento de bombeiro militar, ou uma loja de departamentos, por exemplo, deseja que os uniformes sociais sejam parte do código de vestimenta do funcionário, pode-se escolher de acordo com alguns modelos:
- Social;
- Padrão;
- Aventais;
- Guarda-pós;
- Jalecos;
- Equipamentos de proteção individual.
O modelo de uniforme social é o mais indicado aos ambientes formais. Com a necessidade de transmitir uma maior seriedade que possa lidar com o público, essas peças são compostas de cores neutras ou mais discretas com o logotipo.
Demonstrando ao cliente que busca informações sobre uma sala planejada moderna que a empresa está disposta a atender suas necessidades de modo sério, tal como o segmento de atuação que está acaba necessitando.
O formato de uniforme padrão é para os empreendimentos que prestam serviços de atendimento ao público, porém sem tanta seriedade como o social. Transmitindo até mesmo um espírito mais jovem e casual durante o trabalho.
E, com os uniformes sociais, detalhes ou outros tons permitem que a empresa possa ter um funcionário engajado especialmente se houver um incentivo de peças de jeans ou de algodão para maiores confortos.
Modelos de uniformes sociais como aventais, guarda-pós e jalecos são usados especialmente com serviços que possam causar agressões ao corpo por causa de um material, seja manchas ou rasgos, até mesmo a sujeira.
No entanto, é fundamental que estes se mantenham limpos uma vez que, quando o cliente busque por uma revisão automotiva preço pessoalmente, a empresa possa causar uma boa impressão.
Com uma fácil manutenção e resistência, esses modelos de uniforme permitem que até mesmo o desbotamento seja em baixa escala para que a durabilidade da peça esteja em um alto percentual.
Os uniformes sociais considerados como EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individual, são modelos que os profissionais com atuação de alto risco devem utilizar, oferecendo uma maior proteção durante suas atividades de envidraçamento de sacada zona sul.
Esse formato é desenvolvido de acordo com as normas do Ministério do Trabalho para que a proteção seja de forma total durante a atuação do profissional, até mesmo os equipamentos de proteção sonora ou visual que podem fazer parte de sua composição.
Compreender os formatos dos uniformes sociais que existem contribui para que os motivos e até mesmo dicas de como a empresa escolher o ideal, principalmente se tratando de EPIs, torna-se uma tarefa mais ágil e fácil.
Motivos para utilizar uniformes sociais
Para que uma companhia decida usar o uniforme como algo fundamental, o primeiro motivo que pode levar essa ação é que este modelo de roupa oferece uma diferenciação de outras empresas que trabalham com domus ventilação.
Sendo uma forma de estar divergente de outros negócios, o uniforme permite que a empresa reafirme sua presença dentro do mercado de diversos modos. Um dos exemplos é quando um funcionário circula em centros urbanos e com o uniforme há uma propaganda.
Ainda que indireta, mas que pode ser capaz de marcar outro indivíduo que observar e relacionar o que está vendo com a imagem que a empresa propaga dentro do seu segmento mercadológico de atuação.
Com um uniforme social, é possível que o empreendimento também tenha uma integração por parte dos funcionários, devido a padronização e ao engajamento que acaba sendo presente quando se usa o uniforme da empresa.
Um padrão nas roupas oferece que o funcionário se sinta engajado e tenha uma maior facilidade para relacionar-se dentro do negócio, especialmente quando se tem mais de um departamento.
E até mesmo gera uma conservação de outras roupas que possui, evitando o desgaste e que acidentes ocorram com prejuízo para as peças. Visto que os materiais dos uniformes sociais se alteram de acordo com o cargo e segmento de atuação da corporação.
Tendo uma proteção maior para os que são considerados perigosos e outros tecidos mais finos ou nobres para áreas cuja movimentação não seja em grande escala como o atendimento indicando o valor de aluguel de caçamba para entulho.
Por isso, compreender os motivos gera uma oportunidade para que o negócio descubra quais são os uniformes sociais ideais para serem aderidos ao seu segmento e fazendo com que o trabalho dos profissionais não seja prejudicado.
Dicas para criar uniformes sociais para empresa
A criação do uniforme da companhia pode partir da valorização da logo e também do uso da paleta de cores do empreendimento. Esses dois pontos contribuem para que os primeiros esboços das peças possam ser criados tendo uma base sólida.
Uma vez que se tem em mente que os uniformes sociais são uma forma de propagar a imagem da empresa, a criação deve contar com a participação dos trabalhadores como uma forma de engajamento e até mesmo opiniões.
Visto que será este público que irá usar as peças diariamente em suas funções e, por isso, quanto maior for a participação na confecção melhores se transformam os resultados finais ao ter o uso do uniforme como código de vestimenta.
Outro ponto fundamental para a criação está em torno do conforto que a empresa deve gerar aos seus trabalhadores. Esse ponto é imprescindível para que as ações sejam realizadas positivamente.
Em especial, quando se tem grandes movimentações, uma vez que os sapatos também podem fazer parte da composição do uniforme da instituição.
Buscar referências de outras empresas que atuam dentro da mesma segmentação também é um modo essencial de saber criar o próprio uniforme.
Entretanto, é preciso que se tenha uma criação própria para que não gere empecilhos dentro do mercado, algo que já ocorre quando se tem uma disputa pela relevância e a preferência do consumidor.
A criação do uniforme também deve envolver quais são os materiais mais resistentes, e até mesmo incluir outras opções que possam permitir que em dias quentes ou mais frios o profissional não tenha seu trabalho afetado.
Com a criação de um uniforme de modo coletivo, dentro do que a empresa atua no mercado, é possível que o engajamento interno aumente e se reflita na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
E fazendo com que se tenha uma reflexão em como a empresa relaciona-se com os consumidores, tendo uma base mais sólida para suas atuações mesmo em períodos de crise.
Considerações finais
O uniforme é uma peça importante dentro do mercado. Sendo uma forma de ajudar a empresa a propagar sua imagem e trazer engajamento ao trabalhador, é possível também que se tenha um conforto.
Tendo diferentes opções ao trabalhador, desde um uniforme social, padrão ou de proteção para trabalhos mais árduos como a limpeza de pedra portuguesa por lidar com produtos que podem manchar ou até mesmo desbotamento em roupas comuns.
Ao gerar uma praticidade ainda maior aos funcionários de modo que os engaje, o uniforme também permite que o empreendimento tenha um padrão de atuação da qual mesmo em diferentes setores, ainda se há um único código de vestimenta.
E com o uniforme alinhado às cores da empresa, assim como sua logomarca, torna-se possível fixar ainda mais a presença dentro da segmentação que se atua gerando uma valorização.
Por isso, compreender os motivos e até mesmo como deve ser a criação de um uniforme ao empreendimento, o negócio também ganha melhores modos de conquistar bons resultados em sua atuação no mercado.
Fazendo com que o engajamento interno como externo tenha bons resultados que solidifiquem a presença dentro do mercado, e com isso, melhores desempenhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.