Calçados masculinos o que levar em consideração na hora da compra
Categorias: Dicas Fashion Moda

Calçados masculinos: o que levar em consideração na hora da compra?

Tudo o que você precisa saber para comprar o melhor sapato masculino

O calçado é uma peça fundamental para a composição de qualquer look, independentemente de gênero e ocasião. Em se tratando de peças masculinas, isso não poderia ser diferente.

Aspectos como conforto, durabilidade e tipo de uso são fundamentais, além do estilo a ser escolhido. Um tênis masculino pode ser usado de maneira mais despojada, enquanto um mocassim remete a um evento mais formal, por exemplo.

Para entender melhor o que deve ser considerado ao escolher um determinado par de sapatos e, principalmente, facilitar a sua decisão na hora da compra, criamos essa espécie de guia dos calçados masculinos. Confira!

Características dos calçados masculinos

De modo geral, o sapato masculino pode ser dividido em algumas partes que são determinantes tanto para o conforto na hora de calçar quanto para o estilo da peça em si. O solado, por exemplo, é um conjunto que fica na parte inferior do calçado, sendo formado por sola, entressola, alma de reforço e palmilha.

Esse conjunto que forma o solado é essencial para manter a resistência do calçado enquanto a pessoa está pisando, o que exige que a confecção seja feita com bons materiais. A sola, que é a parte de contato direto com o chão, por exemplo, pode ser feita de couro, borracha ou até mesmo madeira.

Ainda na parte inferior teremos o salto, que dá sustentação ao calcanhar. Já na parte superior teremos o cabedal, que é o que recobre toda a extensão do calçado, com exceção da sola. A couraça, por sua vez, é uma espécie de reforço colocado no bico do sapato, que fica localizado abaixo do cabedal e do forro.

Escolhendo o sapato ideal

O primeiro ponto a ser colocado na balança ao comprar qualquer tipo de calçado é, com certeza, o conforto. Não adianta comprar o sapato social mais elegante se ele ficar apertando alguma parte do seu pé ou ainda se o solado não for minimamente anatômico. Prezar pelo conforto é algo primordial.

Em segundo lugar, temos a questão do uso e do estilo. O sapato será usado para qual finalidade? Uso diário ou esporádico? Para compor um look mais descontraído ou mais formal? Para ser usado com calça jeans, calça de alfaiataria, calça social ou bermuda?

Por fim, temos a escolha do modelo. Sim, assim como os calçados femininos, os masculinos também abrangem uma certa variedade de modelos. Conheça a seguir os principais deles e saiba como usá-los da melhor maneira possível.

Oxford

Um dos modelos mais clássicos de sapato masculino, sem dúvida alguma, é o Oxford. Ele tem um bico mais afunilado e furos para os cadarços feitos diretamente no cabedal. É uma peça coringa para diferentes ocasiões, mas tem uma pegada mais formal.

Derby

O Derby ou Blütcher, por sua vez, pode ser considerado um derivado do Oxford, sendo muitas vezes confundido com este. A diferença entre os dois, porém, está no sistema de laço aberto, que permite uma maior abertura nas abas laterais caso o sapato esteja apertado nos pés, algo inexistente nos modelos Oxford.

Mocassim

Originário dos povos nativos norte-americanos, o Mocassim é também uma peça coringa marcada pelo aspecto mais artesanal, tendo costuras laterais na parte dianteira do cabedal. É uma opção mais descontraída que pode ser usada com jeans e bermuda e não pede o uso de meias.

Loafer

O Loafer pode ser considerado uma versão mais moderna e mais sofisticada do Mocassim, tendo o solado dividido em dois e o revestimento em couro. Ele não tem cadarços ou fivelas e é uma opção bastante casual.

Monk

O diferencial do Monk é a presença de uma alça de couro na parte superior do calçado presa por uma fivela em sua lateral. É uma peça mais formal, podendo ser usada com roupas de alfaiataria, por exemplo.

Sapatênis

Por fim, mas não menos importante, temos o sapatênis, o calçado que tem um estilo intermediário entre o clássico sapato formal e o tênis esportivo, sendo, portanto, um modelo híbrido que pode ser usado tanto com jeans como com bermuda.