As tatuagens estão em alta no mundo contemporâneo e é o individualismo que faz as pessoas registrarem na pele seus valores, ideias ou simplesmente adotar esse estilo por pura opção.
Um dos registros mais famosos de tatuagem é do Capitão inglês James Cook quando tentava entrar em contato com navios do Taiti.
Naquela época, o povo da região pintava a pele por conta do barulho dos instrumentos usados na confecção das tatuagens, mas não foram os primeiros a adotarem.
O homem de Ötzi, que viveu na Terra há mais de 5300 anos, costumava fazer tatuagens com significados religiosos. Ela também estava presente entre os egípcios e civilizações antigas da Europa.
No Brasil, eram parte dos indígenas que utilizavam essa pintura para expressar em rituais de passagem e evidenciar elementos da natureza. Mas a tatuagem se popularizou com os marinheiros ingleses que tiveram contato com polinésios.
Desde então, a prática começou a se difundir pelo mundo, mas ficou conhecida como “coisa de marginal”, porque a tatuagem começou a se popularizar nos guetos, prostíbulos e tavernas.
Isso durou alguns anos, até que a sociedade moderna começou a enxergar a tatuagem como uma arte. Para entender um pouco mais sobre ela, este artigo fala de alguns motivos para se tatuar, quais são os tipos de tatuagem e como escolher um desenho.
Por que se tatuar?
Ainda existem países em que a tatuagem não é aceita, mas em muitos outros, ela se popularizou muito nas últimas décadas e existem inúmeros motivos para fazer uma tatuagem.
As pessoas podem prestar uma homenagem a alguém ou simplesmente representar uma marca corporal. Também existem aqueles que, durante momentos de diversão, procuram um estúdio de tatuagem.
Assim como no caso de pessoas que usam gel envelhecedor para artesanato em suas obras, o tatuador também é considerado um artista. Só ele é capaz de representar uma imagem de maneira profissional na pele de seus clientes.
Independentemente de qual seja o motivo, a verdade é que existem muitas razões para se tatuar, e entre elas estão:
- Prestar uma homenagem;
- Eternizar uma frase;
- Estabelecer um estilo;
- Simbolizar uma conquista.
Algumas pessoas fazem tatuagens para homenagear alguém que já se foi ou até mesmo alguém que ainda está vivo. São homenagens que comemoram uma relação especial, como no caso de amigos que fazem o mesmo desenho.
Muitos homenageiam relações amorosas por meio dos rostos de uma pessoa especial e ainda utilizam adereços específicos, como provérbios, cruzes, flores e por aí vai.
Muitos pais costumam tatuar os nomes dos filhos, assim como os filhos podem tatuar os nomes dos pais. Também existem aqueles que querem eternizar uma frase de grande representatividade na vida.
Representar a própria personalidade é algo que está presente em muitas coisas, por exemplo, durante uma reforma com banheira redonda para 2 pessoas e até na decoração.
A tatuagem também é uma forma de personalizar o próprio corpo, pois é possível usar imagens que transparecem esse sentido ou que contenham um símbolo especulativo. Tatuar uma borboleta, por exemplo, é um grande exemplo de liberdade.
Mostra que a pessoa pertence a um grupo social e que compartilha com os membros de uma comunidade o mesmo pensamento. Uma tatuagem estilo viking é muito comum em países nórdicos, por conta da descendência dessas pessoas.
Da mesma forma, um descendente egípcio pode tatuar imagens relacionadas aos ancestrais. Por fim, muitas pessoas fazem tatuagens para marcar realizações, momentos e lembranças importantes.
Isso mostra que existem inúmeros motivos para tatuar, mas para que a tatuagem fique bonita e de acordo com as expectativas, é interessante conhecer seus principais tipos.
Tipos de tatuagens
Assim como existem diferentes estilos de construções, roupas, entre outros elementos do mercado, a tatuagem também varia muito.
Assim como uma pessoa pode escolher estrutura metálica para garagem residencial para sua reforma e trazer uma característica específica para o espaço, seu tipo de tatuagem causa a mesma impressão. Alguns dos principais são:
Pontilhismo
Essa técnica foi criada na França no século 19 e é conhecida como dotwork no exterior. Embora pareça muito simples, não é fácil ter precisão em pequenos pontos que formam o desenho.
O tatuador precisa ter muito cuidado com os detalhes para que a tatuagem fique perfeita e transmita muito bem a mensagem.
Geométrica
O desenho geométrico pode partir de uma arte simples e ir até algo mais complexo e preciso. Independentemente do nível de dificuldade, apresenta um ar sofisticado com a união de linhas retas e círculos.
As tatuagens geométricas são mais delicadas e sinônimo de precisão, portanto, é a melhor opção para quem possui um lado racional mais forte.
Biomecânica
A tatuagem biomecânica é conhecida por combinar elementos robóticos com elementos orgânicos, alienígenas e humanos.
O colaborador de um fabricante de filme stretch bobina jumbo pode fazer essa tatuagem se quiser criar um estilo surrealista com cores vivas e traços fortes e bem definidos. Aspectos que trazem mais vigor para a tatuagem.
Aquarela
A tatuagem aquarela é conhecida como watercolor tattoo e é uma grande febre nos estúdios de tatuagem por conta de sua delicadeza e suavidade.
Para o tatuador, é necessário muita destreza para entregar um trabalho bem feito, por isso, não é qualquer profissional que consegue fazer. São tatuagens coloridas e cheias de vida e ajudam a liberar a criatividade.
Tinta branca
As tatuagens com tinta branca têm como principal característica a descrição e não são complexas. É um estilo mais misterioso e perfeito para quem gosta de desenho minimalista.
Isso porque quem gosta de tatuagem dificilmente trocaria as cores tradicionais por algo menos chamativo.
Blackwork
Quem gosta de algo mais marcante pode apostar na técnica blackwork que adota a tinta preta como principal protagonista. Pode ser usada por qualquer pessoa, como no caso do funcionário de um fabricante de perfil t galvanizado.
O desenho é contado a partir da presença ou ausência desse pigmento, possui preenchimento sólido e traços bem definidos.
Desenho da tatuagem: como escolher um?
Independentemente do estilo de tatuagem escolhido, é muito importante saber escolher o desenho para não se arrepender depois ou sentir a necessidade de cobrir.
As pessoas precisam entender que fazer uma tatuagem é um grande passo, e depois de tomar essa decisão e esclarecer as dúvidas com o tatuador é o momento de escolher o desenho.
Antigamente, as pessoas precisavam buscar o significado de um desenho específico para se tatuar e quem era tatuado sempre ouvia a pergunta: “qual o significado dessa tatuagem?”.
Hoje em dia, as coisas não são bem assim, mas, para quem nunca se tatuou, é interessante procurar algo significativo.
Assim como o logotipo de um fabricante de conexões pead compressão ajuda a marca a ser identificada pelos clientes, a tatuagem também pode fazer com que uma pessoa fique conhecida por conta dela.
O significado do desenho não precisa ser universal, na verdade, pode ter um significado pessoal.
A internet traz inúmeras sugestões que podem ajudar a se decidir e existem muitos profissionais que criam a arte e fazem a divulgação nas redes sociais. É uma forma de conhecer várias opções e encontrar o desenho ideal.
De qualquer forma, é importante que o desenho tenha um significado, porque isso diminui muito as chances de se arrepender no futuro. Por exemplo, escrever o nome do atual namorado pode não ser uma boa ideia.
Mesmo que ele signifique alguma coisa no momento, se o relacionamento acabar, as coisas mudam. Por outro lado, um pai de família que trabalha em andaime para pintura pode tatuar os nomes dos filhos, já que, teoricamente, é uma relação para toda a vida.
Quem quer fazer um desenho também precisa escolher alguma coisa que tenha representatividade, como um acontecimento na infância, uma experiência, locais que visitou, um nome, uma frase, uma música e por aí vai.
Até mesmo um desenho comum, mas que traga a sensação de felicidade, pode ser uma ótima opção de tatuagem. A pessoa pode levar o tempo que for necessário para encontrar o desenho que quer fazer.
É uma decisão que precisa ser muito bem pensada, principalmente se o local tiver que ficar muito exposto.
Hoje em dia, organizações de vários tipos, como um fabricante de bomba centrífuga industrial, não veem problema nenhum em contratar profissionais tatuados, mesmo assim é importante ter prudência com o desenho.
Tatuar uma mulher nua e de maneira explícita no braço e em local visível pode não ser tão agradável para outras pessoas, por outro lado um desenho mais abstrato não vai provocar reações negativas.
Considerações finais
A tatuagem é uma maneira de se expressar e até mesmo de se encaixar em um grupo, e esse tipo de arte está cada vez mais em alta no mundo todo.
Mesmo que não seja uma técnica atual e que pertença à história da humanidade, continua fazendo muito sucesso e atrai pessoas de todas as idades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.