Desde que o falecido Steve Jobs popularizou a ideia, algumas pessoas se apaixonaram pela ideia de que, ao usar as mesmas roupas todos os dias, você está de alguma forma se preparando para um maior sucesso. O raciocínio psicológico por trás disso é a ideia de que quanto menos decisões você tem que tomar todos os dias em tarefas rudimentares, mais poder cerebral você tem disponível para decisões mais importantes. .
Mas isso é verdade? Cortar decisões simples sobre escolher roupas para trabalhar provavelmente afetará significativamente sua reserva cerebral geral para o dia?
A fadiga de decisão mais precisamente chamada de fadiga cognitiva é um fenômeno psicológico bem conhecido por muita gente. Foi descoberto pela primeira vez em pessoas que tinham déficits cognitivos devido a uma condição neurológica, trauma, transtorno de desenvolvimento ou lesão cerebral. Quando confrontados com decisões cotidianas, os psicólogos descobriram que as pessoas com tais problemas ou traumas muitas vezes se cansam com mais facilidade e rapidez do que as pessoas comuns.
Pessoas saudáveis e normais, no entanto, geralmente não sofrem desses mesmos déficits cognitivos. Uma mente saudável tem a capacidade de tomar milhares de decisões por dia com muito pouca energia. Por exemplo, a pessoa média toma cerca de 180 decisões por minuto enquanto dirige. Wow, isso parece demais!
Se você é cognitivamente saudável, cortar uma única decisão diária ou 20, provavelmente não terá muito impacto em seus níveis gerais de energia e na capacidade de tomar boas decisões futuras.
Escolher uma roupa diária é cansativo?
A fadiga de decisão geralmente atinge as pessoas quando elas se deparam com uma decisão com opções quase infinitas e desconhecidas anteriormente. Comprar um carro novo, planejar um casamento ou encontrar um novo par de jeans perfeito, a maioria das pessoas não percebe todas as escolhas que precisa fazer antes do esforço. Também parece ser algo que vai se acumulando quanto mais tempo você está no processo, mais cansativo se torna o esforço.
Mas na hora de escolher as roupas do dia, não é o mesmo que cansaço de decisão estudado em pesquisas afinal, já escolhemos nossos próprios guarda-roupas. Isso torna a decisão muito diferentes dos tipos de decisões enfrentados por pessoas que experimentam fadiga de decisão nos muitos experimentos psicológicos conduzidos sobre o fenômeno .
Se você quiser agilizar suas decisões de escolha de roupas, comece simplificando seu armário e removendo coisas que você não usa há mais de 2 anos. Isso não significa que você só precisa usar o mesmo tipo de roupa todos os dias apenas que você precisa alinhar o número de opções com suas necessidades atuais da moda e do que você se sente bem usando.
A fadiga de decisão não deve ser uma desculpa para não tomar decisões diárias
Pode-se usar a fadiga de decisão para justificar praticamente qualquer decisão, sempre que você não quiser tomar uma decisão sobre algo. “Ah, eu não escolho mais minha comida, dava muito trabalho pensar no que cozinhar ou comer.”
Se for assim teremos desculpa pra tudo e nos isentaremos de fazer toda e qualquer atividade que não tenhamos vontade.