A famosa frase “escove os dentes para não ter cárie” é um grande clichê, mas que, no fundo, tem o seu valor. Uma boa higienização e hábitos saudáveis ajudam a evitar problemas de cáries.
A cárie dental é um problema muito comum na saúde bucal, atingindo pessoas de todas as idades, ou seja, em algum momento da vida, você pode ter de lidar com essa situação.
Isto posto, conhecer o que é, os mitos e verdades sobre o assunto e formas de prevenção são técnicas para ter uma boa saúde bucal.
O que é cárie dental?
Ela é um problema relacionado à presença de bactérias na boca, que se alimentam dos restos de comida, principalmente açúcares e carboidratos. Ao processá-los, esses microrganismos liberam um ácido que causa a desmineralização dos dentes, algo que provoca os famosos furinhos nos dentes, ou seja, as cáries.
Surgindo inicialmente como manchas e pontos pretos, mas isso não impede que o ácido continue a corroer o esmalte dentário até alcançar partes mais profundas dos dentes.
Com o passar do tempo a cárie pode se tornar um problema grave, principalmente se chega a base do dente, algo que pode levar a perda total do dente.
A ausência de dentes pode ser resolvida com procedimento de implante, mas a decisão sobre o procedimento deve ser muito bem avaliada com o dentista, que analisará o caso do paciente e a partir disso, a pessoa pode buscar informações sobre quanto custa um implante dentário.
O que pode causar cárie?
A principal causa é a falta ou má higienização bucal. Considerando que muitas pessoas não realizam adequadamente a limpeza dos dentes, a ela tornou-se um problema popular.
Ela acaba se atenuando se a falta de higiene correta for somada a ingestão exagerada de alimentos açucarados e pegajosos, porque esses contribuem no desenvolvimento de bactérias que prejudicam os dentes.
Mitos e verdades sobre cáries
Conhecer algumas mentiras e verdades sobre o assunto é uma maneira de cuidar corretamente da sua saúde bucal, evitando sérios problemas envolvendo essa complicação.
Cuidando bem dos seus dentes, é possível evitar problemas graves e assim conseguir tratar da parte estética com faceta dentária ou outros recursos:
-
Comer doces em excesso pode ser o estopim desse problema
Verdade. O açúcar é o principal, o alimento preferido das bactérias causadoras da cárie. Deste modo, moderar o consumo de doces pode ser um jeito de evitar o acúmulo desses microrganismos.
-
A cárie é um problema contagioso
Verdade. Este problema é causado por um aumento da colônia de bactérias que ficam naturalmente presentes na boca. A bactéria mais comum de causar cárie é a Streptococcus mutans, tanto que pode ser transmitida por outras pessoas.
Isso significa que uma pessoa pode contrair se utilizar objetos de quem tem a lesão, ou seja, copos, talheres e até ingerir o mesmo alimento. O beijo também pode ser uma forma de transmissão.
-
Dentes sensíveis pode ser sinal de cárie
Mito. A sensibilidade é uma questão relacionada ao desgaste do esmalte dos dentes. Essa sensação é causada quando a pessoa consome alimentos ou bebidas muito quentes, geladas, ácidos e até muito doces.
-
Toda cárie causa dor
Mito. Não é toda cárie que provoca dor. Em muitos casos, é possível identificar manchas e lesões durante um exame odontológico e o paciente pode nunca sequer ter se queixado de dor.
Quando a cárie demora a ser tratada, ela pode atingir o nervo do dente e isso pode gerar dores intensas e para resolver essa questão é necessário o tratamento de canal.
-
Quem tem cárie pode usar aparelho
Mito. Seja fixo ou aparelho móvel transparente, o uso de aparelho não é indicado quando se tem cárie. O recomendado é fazer todo o tratamento para fazer a eliminação e somente depois desse processo, pode se iniciar a colocação do aparelho.
-
A cárie depois de tratada pode reaparecer
Verdade. A cárie pode aparecer em qualquer parte do esmalte dentário e isso inclui locais que já foram restaurados. Para a restauração, o dentista pode utilizar resina, um material muito usado.
Se a restauração for bem feita, não há com o que se preocupar, só em manter uma boa higiene para evitar problemas. Agora se não for um bom trabalho, buracos podem surgir e se tornarem um facilitador para que volte no mesmo lugar.
O que fazer para evitar cáries?
Para evitar o surgimento desse problema que pode prejudicar os dentes e consequentemente o uso de prótese protocolo superior você pode:
- Higienização bucal escovando e usando fio dental regularmente;
- Use uma escova de dente nova a cada três meses;
- Alimentação saudável;
- Beber bastante água;
- Visitar o dentista regularmente.
Assim conclui-se que os cuidados corretos de saúde bucal são importantes para ter uma boca saudável, evitando procedimentos como implante dentário sem corte e outros que não são agradáveis.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Negócios e Saúde, acesse nosso portal.