saúde bucal
Categorias: Sem categoria

Por que a saúde bucal é importante para pessoas com diabetes?

Cuidar da saúde bucal é muito importante para ter uma vida mais saudável, bem-estar e evitar o surgimento de doenças que podem comprometer o organismo e o seu desempenho no dia a dia.

Existem doenças que podem influenciar na saúde bucal, como é o caso do diabetes. Sendo assim, entender mais sobre a doença, tipos e a sua relação com a parte bucal são formas de se cuidar e evitar problemas de saúde.

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença crônica que consiste no aumento do nível de glicose no sangue. É um problema que afeta uma porcentagem da população brasileira e do mundo todo.

O corpo não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no sangue utilizados para transformar o que obtemos em energia.

Considerando esse cenário, os profissionais da área da saúde estão cada vez mais atentos para conseguir identificar e ajudar no tratamento dos portadores dessa doença, isso inclui o dentista, seja odontologia infantil ou adulta.

Tipos de diabetes

A doença possui alguns tipos que se diferem uns dos outros. São eles:

  1. Diabetes gestacional

Ocorre durante a gestação, onde a mulher adquire resistência à insulina. Essa condição pode ou não se manter após o parto, algo que pode variar em cada pessoa.

  1. Pré-diabetes

Antecede o diagnóstico da chamada diabetes tipo 2. Nos exames de sangue é possível identificar os níveis de glicose e se está ou não elevado.

Neste caso, o pâncreas começa a produzir insulina em excesso na tentativa de controlar os níveis de açúcar no sangue.

  1. Tipo 1

É quando o pâncreas não produz insulina. Isso ocorre por conta de uma falha no sistema imunológico, que faz com que os anticorpos ataquem as células responsáveis por produzir o hormônio.

  1. Tipo 2 

Se desenvolve devido uma combinação de dois fatores que são: diminuição da secreção da insulina e uma deficiência da sua ação por causa da resistência.

Com o passar do tempo, o tipo 2 pode se agravar e a pessoa precisa utilizar medicamentos injetáveis e orais para o tratamento.

Essas alterações causadas pelo diabetes podem ao longo do tempo comprometer a estrutura vascular dos órgãos.

É uma doença que pode levar a morte e quando mal controlada gerar:

  • Sérios problemas renais;
  • Bactérias na pele;
  • Infecção por fungos;
  • Problemas bucais;
  • Problemas de visão (glaucoma, retinopatia e catarata);
  • Má circulação nos membros inferiores e nos pés. 

Apesar dos sintomas de diabetes serem bastante reconhecíveis, o diagnóstico só pode ser realizado através de exames de sangue.

Relação da saúde bucal e o diabetes

Em condições normais, as células de defesa do organismo trabalham para combater as bactérias que prejudicam a saúde bucal. Pessoas com diabetes, por exemplo, apresentam altos níveis de açúcar no sangue, dificultando o trabalho das células de defesa.

Uma pessoa com diabetes pode ter a sua saúde bucal alterada, com sintomas que podem afetar a gengiva e outras partes da boca, por exemplo, uma dor de dente canal. Isso ocorre porque a circulação sanguínea na região é prejudicada.

Os principais problemas bucais que pessoas com diabetes podem ter são:

  1. Doenças periodontais

Há uma conexão entre doenças periodontais e diabetes, que chega a ser de mão dupla.

Por um lado, a baixa resistência e considerando um longo processo de cura, a doença aparece com mais frequência e de modo grave nas pessoas com diabetes. Por outro, o tratamento das doenças periodontais em diabéticos pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue.

  1. Infecções fúngicas 

Considerando que a diabetes compromete o sistema imunológico, a pessoa fica mais propensa a desenvolver infecções.

  1. Cicatrização demorada e infecção

Ao realizar cirurgias orais, por exemplo, uma cirurgia do siso em pacientes com diabetes, é importante considerar a prescrição de antibióticos que minimizem o risco de infecções.

Como evitar problemas bucais?

Uma rotina com bons hábitos faz a diferença não só na saúde bucal, mas também para o diabetes. Para ter mais qualidade de vida e evitar problemas, é importante:

  • Evitar o fumo;
  • Manter níveis de açúcares no sangue controlados e praticar exercícios;
  • Consumo moderado de bebidas alcoólicas;
  • Fazer higiene bucal corretamente, principalmente se utilizar aparelho dental invisível;
  • Visite o dentista para ver como estão seus dentes.

Com esses cuidados em específico, você pode manter sua saúde bucal em dia, tendo uma boca e dentes mais saudáveis, além de ter a sua diabetes controlada, algo muito importante e que ajuda a evitar outros problemas de saúde.

Assim, os cuidados com a saúde bucal, principalmente os diabéticos são fundamentais, seja para uma pessoa com todos os dentes ou que utiliza faceta dentária, pois cuidar dos dentes permite ter um sorriso mais bonito, dentes fortes e mais qualidade de vida, algo que todo mundo deseja ter.

Para mais conteúdos relacionados à Dicas úteis, Informações diversas e Saúde, acesse nosso portal.