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O que a crítica da moda significa hoje?

Houve um tempo em que a crítica de um crítico podia fazer ou quebrar um designer. Mas à medida que a indústria evolui, eles importam?

Muita tinta foi derramada, por assim dizer, sobre a evolução da crítica de moda nos últimos anos. A premissa é que, à medida que a mídia social democratizou a indústria, as vozes mais estabelecidas e respeitadas da mídia da moda começaram a perder seu poder. E, como a internet permitiu que novas coleções de moda fossem vistas pelo público em tempo real, uma nova onda de vozes inexperientes, mas obcecadas por moda, entrou na conversão seu redor, compartilhando suas tomadas não filtradas por meio de plataformas facilmente acessíveis como Twitter, YouTube e TikTok. Enquanto isso, as publicações legadas pareciam crescer menos, bem, críticas, em suas avaliações do trabalho dos designers – um fenômeno atribuído à necessidade de manter os anunciantes felizes e, em outros casos, ao desejo de manter o status de insider ou evitar ser banido de grandes shows . 

Embora eles possam não ser jornalistas estabelecidos ou mesmo serem convidados para desfiles, os comentaristas de moda de mídia social foram anunciados precisamente por seu status de outsider e pela imparcialidade que isso permite. Como Samantha Haran, estudante de direito por trás da conta  @DECOUTURIZE nos  disse em 2020 : “Nenhum de nós está sendo pago, então estamos livres para falar o quanto quisermos. Você serve uma cobrança ruim, nós lhe serviremos a crítica que merece.”

Apesar do descrédito comum de que eles não têm a profundidade e a compreensão histórica dos verdadeiros jornalistas de moda, esses comentaristas com experiência digital, que podem ser estudantes ou simplesmente fanáticos da indústria ao longo da vida, ainda são bastante conhecedores e mais representativos dos valores progressistas das gerações mais jovens

À medida que a crítica de moda evolui e se fragmenta, há também a questão do que isso significa para os sujeitos reais dessas resenhas, tomadas quentes e chamadas: designers. 

Houve um tempo em que uma crítica contundente poderia realmente prejudicar o negócio de um designer (para não mencionar o ego), especialmente no início de sua carreira. Por outro lado, sempre houve algo especial sobre o burburinho em torno de um novo “queridinho da indústria” que desfruta de sucesso crítico desde o início. Mas isso é algo com que os designers se preocupam hoje em dia? As estrelas da moda americana de hoje realmente prestam atenção aos comentários, seja em um jornal ou em uma história do Instagram? E se não dos críticos, onde eles obtêm feedback? Finalmente, o que as respostas a essas perguntas dizem sobre a função da crítica de moda em geral?

“Não acredito em nenhum estilista que diga que não lê críticas ou resenhas. Todos nós trabalhamos muito em nossas coleções e estamos empolgados, ansiosos e nervosos para ver as reações das pessoas quando as apresentamos. Uma revisão e crítica ponderada, seja positiva ou negativa, pode ser uma grande oportunidade para reflexão, introspecção e planejamento futuro.”

“É sempre emocionante ver como sua coleção é recebida depois de meses de trabalho duro”, ecoa Alexandra O’Neill. “Minha equipe e eu vamos lê-los juntos depois que a coleção for lançada.”

criticos chatos de moda

Não havia um designer com quem conversei que não apreciasse a prática consagrada pelo tempo da crítica de moda, de Gordon, que dirige uma icônica casa de moda de 40 anos, à fundadora da Chromat, Becca McCharen-Tran, uma das pioneiros mais radicais da indústria.

McCharen-Tran, que sempre lê as resenhas do Chromat, costumava seguir a escrita de jornalistas como Teri Agins e Cathy Horyn antes mesmo de se tornar designer, apreciando sua capacidade de vincular a moda a algo maior.

“Adoro entender o contexto sócio-politicamente, dentro do mundo maior”, diz ela. “Como uma pessoa que adora fazer coisas, me sinto mais articulada com minhas mãos, mas ter escritores escrevendo sobre como isso se relaciona com isso ou aquilo, como vai vender, a história – sempre fico impressionado.”

Tanya Taylor vê as avaliações como uma forma de entender como a indústria – e nosso mundo – está evoluindo. “Além das resenhas sobre nossas próprias coleções, eu leio as resenhas de muitas outras marcas e adoro ver como interpretamos o mundo ao nosso redor de maneira diferente”, diz ela. No entanto, ela não permite que a ameaça de uma revisão informe seu processo de design: “Nós não projetamos para obter uma certa reação dos críticos”.

Este é um sentimento comum. Christian Cowan, por exemplo, aprecia críticas, mas pessoalmente não as lê mais, “principalmente porque eu só quero continuar minha jornada criativa e fazer o que faço”, explica ele. Isso nem sempre foi o caso, no entanto. 

“Acho que no início da minha carreira, eu levava as críticas a sério. Uma ótima crítica me deixaria exultante”, diz ele. “Sempre me sinto honrado por ser escrito. Adoro uma conversa e opiniões diferentes.” 

Cowan levanta um ponto relevante: resenhas e comentários do público em geral podem ter mais impacto nas marcas mais novas, fornecendo feedback valioso e definindo o tom de como elas são percebidas pelo setor – especialmente se essas marcas estiverem contando com o atacado para angariar negócios e ganhar exposição.

“Para marcas mais jovens e novas, eles acharão a avaliação de um crítico extremamente importante para ajudá-los a chegar aos varejistas certos”, explica Taylor. “É um selo de aprovação da indústria que eu sinto que ainda tem peso.”

“Quando estávamos tentando vender nossa coleção para compradores como Nordstrom ou qualquer outra pessoa, eles realmente se importavam com as críticas”, diz McCharen-Tran. (O negócio da Chromat já foi principalmente no atacado, mas desde então mudou para direto ao consumidor . ) isso realmente nos ajudou a conseguir esses grandes pedidos nas lojas porque era a mesma multidão. Você tem esse endosso.”

Mas à medida que os designers se tornam mais confiantes e estabelecidos, e talvez até mudem seus modelos de negócios (como muitos fazem hoje em dia), eles se tornam menos dependentes da aprovação da mídia da indústria. 

“Eu me sinto tão bem com o trabalho da minha equipe que não vacilo com críticas que não entendem”.

“Isso foi muito, muito especial porque é um pouco mais profundo, sabe?”, diz ela. “É como, ‘Nós fizemos isso especificamente para você, e esta é a sua opinião.'”

Com o tempo, os designers também conhecem pessoas da indústria a quem podem recorrer para obter feedback.

“Eu sintonizei alguns indivíduos específicos em quem confio e admiro”, diz Cowan, citando a estilista Patti Wilson e o diretor de moda da Saks, Roopal Patel, como exemplos. “

“Peço feedback a muitas pessoas, mas aprendi desde cedo a saber o que cada pessoa é útil para saber e compartilhar”, diz Taylor. Ela aconselha os novos designers a “conseguir seu pessoal para obter feedback sobre negócios, estampas, cores e silhuetas – mas, em última análise, seu instinto é sua voz mais forte”.

Para alguns, os críticos mais poderosos são pessoas que compartilham seu DNA. 

“A crítica da minha mãe é sempre a mais importante; é brutalmente honesta”, observa Cowan.

“Na verdade, a opinião do meu filho de quatro anos sobre moda é o que mais importa para mim”, acrescenta Taylor. “Isso coloca tudo em contexto quando uma criança lhe diz: ‘É muito fofo e parece o Porco Pássaro”.

Deixando todas essas opiniões selvagens à parte, os designers com quem conversei dizem que pensam principalmente em seus clientes enquanto projetam. À medida que as estreias de coleções sazonais se tornaram cada vez mais digitais, elas só se tornaram uma prioridade maior.

“Tivemos o lançamento de categorias totalmente novas porque nossos clientes nos deram esse feedback por meio das mídias sociais”, diz Taylor. “Com nossa coleção outono 2022, decidimos abordar um lançamento social durante a Semana de Moda de Nova York para que possamos obter o máximo de feedback de nossa comunidade”.

“Todo mundo é essencialmente capaz de formular suas próprias opiniões, ao contrário de quando ninguém, exceto editores e compradores, conseguia ver as coleções”, argumenta Taylor. “Mas os revisores trazem uma profundidade de conhecimento histórico e contexto para uma coleção que poucas pessoas terão, então, embora todos possamos ter nossas próprias opiniões, ainda podemos precisar de uma opinião informada para validar a nossa.”

Se você trabalha na indústria, é difícil não se sentir um pouco conflitante sobre para onde está indo a crítica de moda, mesmo apreciando o fato de que as mídias sociais amplificaram opiniões mais diversas.

“Por um lado, no topo dizendo às pessoas o que pensar ou vestir, o que pode ser realmente hierárquico, mas também são especialistas que dedicaram sua vida a pesquisar e entender esses temas maiores”, reflete McCharen-Tran. “Isso não quer dizer que você tem que ir para a escola ou você tem que trabalhar em uma revista chique para ter esse conhecimento… eu não sei.”

Alguns designers são até nostálgicos de uma época em que as críticas à moda eram mais diretas e severas.

“Sinto falta das críticas contundentes dos anos 90 e anteriores – uma época em que os críticos destruíam uma coleção por não ser original ou confiar no óbvio”, compartilha Chavarria. “A maioria dos críticos hoje são muito tímidos para compartilhar uma opinião vibrante.”

Desde o início, a Chromat foi celebrada com entusiasmo na imprensa e nas mídias sociais por ser uma das primeiras marcas a lançar modelos verdadeiramente diversos de forma autêntica – e com razão. Mas isso significava que não havia muito feedback sobre as roupas reais.

“Quando eu estava chegando – e talvez isso também seja um problema pessoal que eu precise resolver na terapia – eu me lembro de pensar ‘Onde estão as críticas?’ Tipo, me diga o que fazer melhor, não apenas ‘Yay!'”, ela lembra.

Querendo crescer e se desenvolver como designer, ficou frustrada porque a cobertura se concentrou nas modelos e não nas roupas que ela e sua equipe passaram meses criando. “Adoro ser criativa e adoro fazer toda essa coleção em torno de temas diferentes e explorar ideias, e às vezes isso se perde na mistura”, diz ela, observando como essa observação levou a uma compreensão mais profunda das práticas homogêneas de elenco que ela tinha sido ativamente desafiador. “Eu acho honestamente que é por isso que alguns designers querem que os modelos sejam todos iguais.”


Tudo para não dizer que a única crítica de moda que importa é a negativa: o feedback positivo também pode ser valioso – e não apenas para o ego.

“Amy Odell escreveu recentemente que nossas ‘roupas são como um buquê, e não apenas porque é o que elas se parecem. Elas são especiais e acessíveis, não uma coisa cotidiana, mas um deleite’ – eu me senti realmente inspirada por como ela nos resumiu e vi o que fazemos nesses termos”, reflete Taylor.

“A única vez que fui afetado negativamente por um crítico foi quando eles optaram por não escrever sobre mim”, diz Chavarria. “Sempre que me escreveram, isso afetou minha marca positivamente. Isso inclui críticas que não são tão brilhantes.”

Talvez tudo volte ao velho ditado: “Toda imprensa é boa imprensa”. O que importa é que designers e novas coleções continuem sendo discutidas. Como – e por quem – é menos importante.

“Acho que como forma de arte, a moda sempre vai precisar e ter conversas e críticas”, diz Cowan. “Caso contrário, qual é o ponto?”